Home Escola Público|Professores e directores a favor de dividir ciclos de ensino em seis...

Público|Professores e directores a favor de dividir ciclos de ensino em seis anos.

126
1

Talvez fosse mais importante estarmos a debater esta matéria em vez de uma medida financeira camuflada por uma questão ideológica – Contratos de Associação.

Sobre o assunto não me oponho, mas provavelmente não iria tão longe, dividir o ensino em 3 fases parece-me mais equilibrado, até porque a monodocência é para manter. Mas estou no grupo da minoria, a sondagem ComRegras mostra uma oposição forte a esta ideia.

Ensino Básico_2ºciclos

Professores e directores a favor de dividir ciclos de ensino em seis anos

“Inclinamo-nos muito para que, de uma forma faseada, se caminhe no sentido da eliminação do 2.º Ciclo e haver uma escolaridade básica de seis anos, seguida de uma escolaridade secundária de seis anos (6+6)”, disse Dias da Silva ao antecipar os temas da IV Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP, a realizar no sábado, em Santa Maria da Feira.

Mas da notícia realço esta afirmação de Filinto Lima sobre outro assunto.

Os directores continuam a reclamar uma “efectiva autonomia”, nomeadamente ao nível da constituição das turmas. Para Filinto Lima, mais importante do que definir o número máximo e mínimo de alunos por turma, seria atribuir um número de turmas a cada escola e o director poder decidir a respectiva constituição.

“Eu, que conheço muito bem os meus alunos e os meus professores, poderia fazer turmas de 30 — que às vezes funcionam muito bem — e turmas mais pequenas”, exemplificou.

Subscrevo, e só não se aplicará por manifesta má vontade. A nível de custos, vai dar ao mesmo e permitirá às escolas “jogar” com a disposição estratégica dos seus alunos potenciando níveis de sucesso e diminuindo os níveis de indisciplina.

1 COMMENT

  1. Não me fio nas ideias dessa gente!
    A tentação de levar a monodocência até ao 6º ano, com mais uns professores no 5º e 6º anos é preocupante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here