Home Escola Provas de aferição de Expressões do 2º ano de escolaridade – Orientações...

Provas de aferição de Expressões do 2º ano de escolaridade – Orientações para os Diretores.

663
3

O ComRegras teve acesso ao documento que foi enviado para os diretores com algumas orientações sobre a “novidade” desde ano, a prova de aferição a Expressões no 2º ano de escolaridade.

Confesso que tenho muita curiosidade em ver como se vai proceder a uma prova, onde assumidamente pela tutela, escolas e até professores se afirma, que as Expressões são muitas vezes suprimidas por manifesta falta de tempo e/ou desvalorização. Posto isto, algumas considerações sobre o documento que partilho em baixo.

1º – Não deixa de ser estranho que sejam indicadas tantas hipóteses para a constituição dos avaliadores: ora  professor do 1º ciclo com professor técnico; ora professor de 1º ciclo com professor do 1º ciclo; ou mesmo professor técnico com professor técnico. A falta de orientação pela opção preferencial é um erro que deve ser corrigido até para “estreitar” futuros critérios de análise.

2º – Apesar dos professores do 1º ciclo estarem habilitados a lecionar as Expressões, diz a prudência, exatamente pelo “esquecimento” destas áreas… que, quem avalie fosse “relembrado” de alguns procedimentos ou mesmo componentes técnicas para assim fazer um juízo mais homogéneo com os seus pares. Aliás, tenho a informação que essa proposta foi feita a quem de direito, incluindo os chamados supervisores mas pelos vistos não foi aceite.

3º- Para um documento formal, é muito estranho que este seja enviado para os diretores sem estar devidamente assinado…

Fica o dito.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [259.04 KB]

3 COMMENTS

  1. Os professores do 1○ Ciclo esquecem as Expressões?! Alguns talvez, mas eu (e muitos outros) sempre lecionei as 4 Expressões dentro do horário, mesmo que muitas vezes tenha pensado que precisaria desse tempo para consolidar atividades de Português ou Matemática (ou Estudo do Meio)! Cumpria o horário que os alunos também tinham. Avisava os EE para mandarem roupa apropriada nos dias em que eu lecionava E. E. Físico-Motora. Muitos estranharam dizendo que o jornal era ter em Ed. Física com o professor das AEC. Os alunos que não tinham AEC tinham essa área unicamente comigo! 🙂

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here