Home Escola Propostas do PCP . Inclusão, Equipas Multidisciplinares, Redução do Número de Alunos...

Propostas do PCP . Inclusão, Equipas Multidisciplinares, Redução do Número de Alunos por Turma.

315
1

A inclusão há muito que é um tema discutido nas escolas e teimam em persistir alguns problemas. Inclusão não é colocar alunos na sala de aula com os restantes e “fingir” que está integrado na turma. Afinal o que é inclusão? O que se pretende com a inclusão? Reconheço as suas vantagens e a sua importância, mas se querem realmente inclusão é preciso abrir os cordões à bolsa e dar as devidas condições aos alunos e a quem trabalha com estes…

Sobre as equipas multidisciplinares, estas já estão consagradas no estatuto do aluno, o problema (mais uma vez) são as horas que as escolas estão dispostas a fornecer do seu crédito horário para a sua implementação.

Quanto à redução do número de alunos por turma… fala-se em 2017, mas sou como São Tomé, ver para crer e a ver como vai correr a sua implementação/dimensão. Continuo a achar que estabelecer um limite por cotas, atribuindo a gestão da dimensão das turmas às escolas era a melhor solução.

PCP propõe novo regime da educação especial e criação de Instituto Nacional de Educação Inclusiva

(Público)

1 COMMENT

  1. Gostaria de lembrar que a “Inclusão” não pode ser entendida como exclusivamente destinada aos alunos com necessidades educativas especiais. Arrisco dizer que essa perspectiva é pobre, restrita e que acaba por não só diminuir o entendimento profundo do que é verdadeiramente promover a Inclusão, como acaba por desresponsabilizar a comunidade educativa para com aqueles que sendo excluídos não “sofrem” de um diagnóstico clínico. Há muito a fazer, muito a pensar. Mais uma vez emanar medidas avulsas sem deixar autonomia para que as escolas desenhem as respostas de que carecem, começa por ser um belo exemplo do que não é uma boa prática de Inclusão: não escutar, não conhecer, não envolver a população alvo…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here