Home Escola Proposta para a reforma dos professores

Proposta para a reforma dos professores

11861
11

A idade dos professores é um efetivo problema, o cansaço é muito grande e a desmotivação de ver a idade da reforma a fugir, agregado ao congelamento de uma década, coloca muito dos professores mais experientes para lá do ponto de saturação.

O Rui Cardoso, vizinho no blogue DeAr Lindo, apresentou uma Proposta Ficcionada para a reposição dos 9 anos, 4 meses e 2 dias… que vale a pena ler e que hoje fez questão de destacar os seguintes pontos:

Artigo 6.º

Disposições Finais e Transitórias

  1.  O docente pode requerer a substituição de dois terços do tempo de serviço a que se refere o artigo 1.º em tempo para a aposentação sem penalizações no valor da pensão e aposentando-se no escalão da carreira docente onde se encontra à altura, desde que reúna, cumulativamente, as seguintes condições:
  • .Docente posicionado no 7.º escalão ou subsequentes;
  • O docente tenha idade igual ou superior a 60 anos;
  • O docente tenha, pelo menos, 36 anos de tempo de serviço contabilizados.
  1. O requerimento pode ser submetido ao serviço responsável pelos reposicionamentos com a antecedência de 2 anos em relação à idade de 60 anos, ficando os docentes a aguardar a cumulação das condições referidas no ponto anterior e beneficiando, caso se aplique, do restante tempo de serviço para reposicionamento de escalão.
  2. Os docentes referidos no ponto anterior são os que perfaçam 58 anos de idade até ao final do ano de 2023.

(Se lhes trocassem os 9 anos, 4 meses e 2 dias pelo tempo remanescente, seja ele muito menos ou não, estou certo que muitos aceitariam a proposta)

Sou da opinião que a saída antecipada dos professores seria algo benéfico para todos. Os professores podiam finalmente descansar de uma carreira extremamente exigente e desgastante, o Ministério da Educação pouparia uma verba significativa pois esses professores não iriam progredir, e seria acelerada a renovação do corpo docente tão necessária por uma série de motivos. Além disso, o Ministério da Educação cumpriria com as recomendações da União Europeia.

Que esta proposta seja vista com olhos de ver, pois até tem pernas para andar…

Fonte: DeAr Lindo

11 COMMENTS

  1. Eis uma proposta séria e que merece toda a atenção dos sindicatos e da tutela.
    Esperemos que seja tida em conta!

  2. Não sejamos mais papistas que o papa, Com pelo menos 60 anos de idade e 40 de serviço acho que é uma reivindicação legitima e mais que justa, os 36 anos é pedir o céu e voltar ao antigamente e é difícil de satisfazer. Sejamos realistas e exijamos aquilo que é mais que justo, ter pelo menos 60 anos e 40 anos de serviço, e acabar com o aberrante índice de sustentabilidade na percentagem que tem, já basta a penalização de 0.5 mês até ao 66 anos e mais 4 meses.

    • Esta proposta seria para o futuro!… E quem já tem 60 e está no 37.º de serviço, neste momento???… E quem já tem 60 e ainda permanece no 4.º ou 5.º escalão???… Não chegaria a idade ou o tempo de serviço???… Sei que não se pode agradar a Gregos e a Troianos mas sejamos o mais abrangentes possíveis para quem já tem a idade e tempo de serviço suficiente para descansar!…

  3. Ninguém é obrigado a pedir a aposentação antecipada…
    Se o docente verificar que está num escalão muito baixo, for muito penalizado e sentir que tem condições físicas e psíquicas, que continue até garantir uma melhor reforma.

  4. É porque não, trocar os 9 anos pela idade ou tempo de serviço?
    No meu caso, vou fazer 63 anos de idade e tenho 35 anos de serviço.

  5. Se bem percebi o Sr. Anónimo: 60 anos e 40 de serviço, bem…? Com que idade começou a dar aulas? Com que idade terminou uma licenciatura? No berço?! Ou é sobredotado e avançou na escolaridade? Que eu saiba, para ter 60 e 40 agora, na altura, não se falava em sobredotação, logo…

  6. Pois a proposta deixa de lado os que já têm 60 anos e já não podem apresentar a proposta de recuperação de serviço, porque esta teria de ser feita com 2anos de antecedência. Isso seria injusto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here