Home Notícias Programa de Matemática vai mudar, mas não para já

Programa de Matemática vai mudar, mas não para já

431
1

Até lá, as aprendizagens essenciais devem servir de farol para os professores de Matemática e como disse anteriormente, o programa de Matemática não deve ser cumprido, mesmo em anos de Exame Nacional.

Jaime Carvalho e Silva, professor da Universidade de Coimbra, vai dirigir o grupo de trabalho incumbido pelo Governo de analisar os programas de Matemática e perceber o que corre mal no ensino da disciplina.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, em Almada, no ProfMat2018, encontro de professores da disciplina. Ao CM, Carvalho e Silva afirmou que é inevitável mudar os programas introduzidos pelo anterior ministro, Nuno Crato.

“O objetivo é fazer uma radiografia ao que está a acontecer na Matemática, mas os programas vão ter de mudar porque são um desastre e ninguém os consegue dar. Dizem coisas desajustadas para o nível etário e que os alunos não entendem. É como uma corrida de loucos em que nunca se chega ao fim, dizia-me há tempos um professor”, afirmou. O docente universitário garante que vai formar “um grupo pequeno” e que pretende celeridade: “As coisas estão más e temos de arrepiar caminho, não podemos demorar um ano, tem de ser um prazo razoável.” Lurdes Figueiral, da Associação de Professores de Matemática, lamentou o “tempo perdido”, defendendo que os programas já deviam ter mudado. João Costa lembrou que “os programas têm um mínimo de seis anos de vigência” e garantiu que não cometerá a “mesma ilegalidade” de Crato, que os alterou sem respeitar esse período.

O secretário de Estado da Educação frisou ainda que os programas não mudarão já no próximo ano letivo.

Fonte: Correio da Manhã

1 COMMENT

  1. A montanha pariu dois ratos. Quando entrar outro Crato muda de novo… e siga a rusga.
    P.S. Reafirmo que acho desajustados os programas de Matemática vigentes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here