Home Escola Professores vão receber formação para identificar perturbações psiquiátricas nos jovens

Professores vão receber formação para identificar perturbações psiquiátricas nos jovens

90
0

filtroAo ler o título desta notícia o meu primeiro impulso foi, “agora até psicólogos vamos ser…” Mas a verdade é que somos nós que estamos na linha da frente, e somos nós que levamos com o todo o tipo de comportamentos desviantes em que a causa pode ir da pura má educação a uma disfuncionalidade mental.

Mais vale possuirmos as ferramentas necessárias para filtrarmos a situação e encaminharmos para quem de direito…

Fica a notícia do DN:

Programa WhySchool vai abranger 16 agrupamentos de escolas em Portugal, contando com o apoio dos centros de formação de professores e das autarquias.

Cerca de 1500 professores vão receber formação para saberem identificar a diferença entre um comportamento desafiador, mas que é “normal”, e atitudes que podem esconder uma perturbação psiquiátrica nas crianças e adolescentes.

De acordo com a Aliança Europeia contra a Depressão em Portugal (Eutimia), o programa WhySchool vai abranger 16 agrupamentos de escolas, contando com o apoio dos centros de formação de professores e das autarquias.

O objetivo da formação dos professores é “melhorar a literacia e as aptidões na gestão dos problemas de saúde mental, em particular na identificação de casos, triagem, referenciação e apoio aos casos em risco”.

Ao todo, serão beneficiados cerca de 100 mil estudantes, entre os 12 e os 18 anos, assim como os respetivos pais e encarregados de educação.

A formação visa “melhorar o acesso dos jovens aos cuidados de saúde mental, já que atualmente apenas 10 a 15 por cento das crianças e adolescentes com problemas de saúde mental recebe ajuda”, lê-se no comunicado da Eutimia.

Imagem retirada de:www.saiadolugar.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here