Home Notícias Professores querem turmas mais pequenas e aulas exploratórias a Matemática

Professores querem turmas mais pequenas e aulas exploratórias a Matemática

588
4

A constituição de turmas mais pequenas que permitam fazer trabalho exploratório durante as aulas é uma das medidas defendidas pela Associação de Professores de Matemática para conseguir melhorar os resultados dos alunos à disciplina.

“Uma das condições para conseguir melhorias a Matemática é conseguir fazer trabalho exploratório na sala de aula, mas tal é impossível com tão elevado número de alunos por turma”, defendeu a presidente da Associação de Professores de Matemática (APM), Lurdes Figueiral, em declarações à Lusa.

Para a APM, as turmas deveriam ter no máximo 24 alunos ou, caso fossem maiores, deveriam ter dois professores.

A elevada percentagem de chumbos a Matemática preocupa pais e professores, mas também o Ministério da Educação que decidiu criar um grupo de trabalho.

“Pretende-se que este grupo produza recomendações sobre a aprendizagem da Matemática, incluindo uma análise dos planos de formação e investimento passados, da eficácia dos programas que estão em vigor e que já estiveram em vigor, das aprendizagens essenciais, dos instrumentos de avaliação e das estratégias e metodologias mais eficazes”, explicou à Lusa o gabinete de imprensa do Ministério da Educação.

Lurdes Figueiral saudou a medida, salientando o facto de este grupo não ter como principal missão desenhar novas metas curriculares e programas, mas fazer um levantamento do que está mal e apresentar recomendações.

Fonte: Correio da Manhã

4 COMMENTS

  1. Não é só na Matemática que as turmas devem ser mais pequenas, é também no Português.
    Devido a circunstâncias várias que a escola e os professores não conseguem controlar, verifica-se a ocorrência de problemas muito graves nos domínios da escrita e da compreensão de textos orais e escritos.
    E, nos tempos que se avizinham, a tendência não é para melhorar…

  2. Mais uma vez Matemática e Português a quererem só para si turmas mais pequenas e as outras disciplinas????????

  3. Pois que se manifestem os docentes das outras disciplinas, se entenderem que o devem fazer.
    Cada um, na sua área, sabe dos constrangimentos que sente. Por mim, as turmas deveriam ser muito mais pequenas, como na tão incensada Finlândia, para ser possível um ensino individualizado de qualidade. Sem isso, o mais é retórica …

  4. maria pires 13 Abril, 2018 at 9:37
    Your comment is awaiting moderation
    Pois que se manifestem os docentes das outras disciplinas, se entenderem que o devem fazer.
    Cada um, na sua área, sabe dos constrangimentos que sente. Por mim, as turmas deveriam ser muito mais pequenas, como na tão incensada Finlândia, para ser possível um ensino individualizado de qualidade. Sem isso, o mais é retórica …

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here