Home Notícias Professores portugueses com mais cabelos brancos

Professores portugueses com mais cabelos brancos

713
1

Ano após ano, os cabelos brancos vão aparecendo cada vez mais e em força. Alguns ainda os escondem, outros nem tanto, mas a realidade é que a população docente está cada vez mais envelhecida.

Há cerca de 1 ano que se fala numa “bonificação” para uma reforma antecipada dos professores, uma medida que julgo benéfica para ambas as partes, Governo e professores. Porém, o tempo vai passando e as intenções de quem decide não passam disso mesmo. Há muitos professores cansados, saturados, fartos de escola e outros em que o espírito quebrou e já estão em casa por indicação médica.

Urge rejuvenescer o corpo docente, urge encarar o problema de frente!

Há apenas 16 professores com menos de 30 anos nas escolas públicas do 1º ciclo

O progressivo envelhecimento da classe docente portuguesa vem sendo há muito documentado em diferentes relatórios. Não deixa ainda assim de surpreender o facto de apenas 16 dos 24.435 professores do 1.º ciclo do ensino básico colocados em escolas públicas terem menos de 30 anos de idade.

No privado, o cenário é um pouco menos grisalho: há 289 docentes, num universo de 2847 docentes, ou seja, 10%, que não tinham passado ainda a curva etária dos 30 no ano lectivo 2016/2017, ano a que se refere o relatório “Perfil do Docente”, divulgado esta quarta-feira pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Com apenas alguns cálculos básicos, os números da DGEEC permitem concluir que os professores do 1.º ciclo nas escolas públicas do continente com menos de 30 anos de idade não chegam a ser 0,1% do total. Ainda no 1.º ciclo do básico, há 9298 docentes com 50 ou mais anos de idade nas escolas públicas, o que perfaz 38% do universo total.

Na educação pré-escolar, o envelhecimento tornou-se igualmente agudo. Há 8133 educadores de infância no sector público, dos quais apenas 13 têm menos de 30 anos. No reverso da medalha, sobressaem os 6034 educadores de infância com 50 ou mais anos de idade, o que perfaz

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [4.29 MB]

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here