Home Escola Professores podem obrigar alunos a ter câmara ligada durante as aulas

Professores podem obrigar alunos a ter câmara ligada durante as aulas

481
2

Os professores podem exigir aos alunos que mantenham as câmaras ligadas quando estão a decorrer as aulas, uma medida que melhora a qualidade do ensino e a relação entre estudantes e docentes.

Professores podem obrigar alunos a ter câmara ligada durante as aulas

De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros e com pareceres da Comissão Nacional de Proteção de Dados, os professores podem exigir que as câmaras estejam ligadas, dado estar-se em contexto de sala de aula, não havendo divulgação de imagens”, disse à Lusa o Ministério da Educação.

Dar aulas para um ecrã negro, sem conseguir ver a turma, foi um dos grandes desafios que os professores tiveram de lidar em março, quando os estudantes foram pela primeira vez obrigados a ter aulas à distância.

“Não ver os alunos, não perceber se estão motivados ou não, se estão a acompanhar o que estamos a dizer torna o trabalho do professor muito mais difícil”, disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

No passado ano letivo, muitos docentes queixaram-se de não conseguir que os alunos ligassem as câmaras. Os professores sabiam que sem contacto visual era ainda mais difícil manter a turma interessada.

Agora os docentes podem exigir mais aos seus alunos.

Segundo Filinto Lima, a situação neste novo período de ensino à distância “já não é tão problemática”.

 

2 COMMENTS

  1. Desculpem mas não podem ! O RGPD não é uma Lei Nacional , é um Regulamento Europeu – Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 e Direito Europeu , o artigo 8º explica que tem de existir consentimento de menores de 13 anos por parte dos encarregados de educação , foi a idade escolhida em Portugal entre as dadas pela UE , que era entre 13 e 16 anos . O Presidente da República armou-se em Rei de Portugal e alterou algo que não pode . “3.Os diversos instrumentos jurídicos no domínio do direito derivado da UE a.Regulamentos – Os regulamentos têm caráter geral, são obrigatórios em todos os seus elementos e diretamente aplicáveis. Devem ser integralmente respeitados por todas as entidades às quais são aplicáveis (particulares, Estados-Membros, instituições da União). São diretamente aplicáveis por todos os Estados-Membros desde a sua entrada em vigor(na data por eles estabelecida ou, à falta dela, no vigésimo dia que se segue à sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia) sem que devam ser objeto de um ato nacional de transposição. Os regulamentos visam garantir a aplicação uniforme do direito da União em todos os Estados-Membros. Simultaneamente, tornam não aplicáveis quaisquer normas nacionais que sejam incompatíveis com as disposições materiais neles contidas. ” Fonte : Fichas técnicas sobre a União Europeia – 2021
    http://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt

    Querem a todo o custo fazer do povo uns trolhas da apanha da azeitona .

    Por isso , já foi apresentada queixa na Comissão Europeia e a devida Petição ao Parlamento Europeu para condenar os políticos Portugueses , a não meterem o bedelho onde não são chamados .

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here