Home Notícias Professores E Pais Em Sintonia: Ensino Está Focado Nos Exames – Educare

Professores E Pais Em Sintonia: Ensino Está Focado Nos Exames – Educare

470
2

Se por um lado são importantes para manter um certo nível de exigência e equidade no Ensino, por outro lado tornaram a escola obcecada com resultados e respetivos rankings. Muitos afirmam que o ensino deve ser isto e aquilo, mas depois vão logo a correr para verem em que lugar é que a sua escola ficou, comparando-se e comparando com os vizinhos mais próximos.

Portugal precisa de fazer uma escolha, a Educação está numa zona nebulosa que ninguém entende muito bem qual é. No Ensino Básico contam os processos, no Ensino Secundário contam os resultados. Isto leva a um atirar de culpas e conflitos internos permanentes que em nada beneficiam o trabalho realizado, estando os professores no meio de uma “guerra” entre o cumprimento de critérios/programas e a flexibilidade onde tudo é adaptável e onde tudo deve ser visto como sucesso.

O Ministério da Educação quis seguir um rumo do qual subscrevo, mas criou um novelo cheio de nós que aos poucos está a estrangular o rigor avaliativo e o rigor na aprendizagem.

Que se decidam de uma vez, que resolvam esta esquizofrenia latente e que se perpetua há já demasiado tempo.


Estudo encomendado à Universidade Católica do Porto, a pedido da “Escola Amiga da Criança”, revela diferentes perceções sobre a missão da escola. Docentes destacam a formação cívica dos alunos, encarregados de educação realçam a transmissão de conhecimentos.

2 COMMENTS

  1. Mas já está tudo no melhor dos caminhos…para esse desígnio nacional que é acabar com qualquer tipo de exames e provas… De facto para que servem provas para avaliar conhecimentos se caminhamos, com a actual legislação, para que uma boa parte dos alunos não saiba ler nem escrever? É claro que as medidas que baixam o nível dos conteúdos curriculares serão aplicados nas zonas onde o insucesso é maior , devido às questões de ordem sócio-económica, ou seja, nas zonas de maior poder de compra as medidas do sucesso automático não são precisas, certo?
    A Escola não se deve focar em ensinar deve ser mesmo uma grande feira onde uns quantos mandam uns ”bitaites” e deve ensinar a criancinha a comer, a não espancar o colega, a ficar moderadamente entretida enquanto os progenitores são escravizados por 700 euros mensais, ou,os relapsos, passeiam no shopping à procura do último modelo de telemóvel… Parece que uma escola que promove a ignorância e usa uma panaceia de orientalismo para entreter meninos é a escola do futuro! Exames, nem vê-los!

  2. … os resultados da aplicação da Lei 54 em Portugal, a não ser que os professores tenham bom senso que não têm alguns directores serão catastróficos … Quem entrará nas universidades mais elitistas será uma minoria que já foi selecionada até ao 9ºano de escolaridade…
    Querem brincar à Finlândia numa sociedade que mantém níveis de desigualdade enormes e apoios sociais ridículos, o mesmo se pode dizer dos recursos ao dispor das Escolas… Chegados ao 9º ano os alunos na paradisíaca Finlândia também começam a ter disciplinas e exames… O problema é que não se pode comparar a sociedade finlandesa com a nossa , o que significa que aqui , com a actual legislação que copia a finlandesa, uma boa parte dos alunos estará miseravelmente preparada… e jamais recuperará da negligência curricular a que foi sujeita!
    Mais um ponto. No final do ensino secundário, na Finlândia,acabam os bónus e o acesso ao ensino superior é feito através de exames, SIM; EXAMES, draconianos que seleccionam duramente os alunos . Se acabarem aqui com os exames nacionais e os fizerem nas universidades, explique-me, depois daquilo que eu afirmei aqui, e mostre-me que o que eu escrevi é mentira, dizia, explique-me quem irá entrar nas universidades mais requisitadas???? Serão os alunos que levaram com medidas bonificatórias das aprendizagens, desde o 1º ano de escolaridade??? É isto a educação inclusiva!!!???
    Termino dizendo que o que foi atrás escrito não é uma convicção … isto irá acontecer… Quero ver quem paga a conta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here