Home Escola Professores de FQ concretizam as críticas ao exame

Professores de FQ concretizam as críticas ao exame

12411
2

Na sequência do artigo Tomada de posição dos professores de FQ sobre o exame.


Ex.mos Senhores,

Somos um grupo de professores de Física e Química, de vários pontos do país, que têm em comum pertencerem a um grupo de professores de Física e Química na rede social Facebook e estarem profundamente frustrados com o que tem vindo a ser o exame de Física e Química A. Ano após ano, esse grupo no Facebook tem sido o refúgio das nossas “queixas”. Este ano, decidimos de forma espontânea, denunciar veementemente aquilo que consideramos ser uma prova  com elevada dificuldade, não adequada à maturidade dos alunos, com uma duração de prova que ultrapassa o preconizado para a mesma e por contemplar demasiadas “ratoeiras” entendidas como intencionais que apenas diferenciam alunos “espertos e atentos” subvalorizando alunos conhecedores dos conceitos de física e química. Este era também um ano de transição que contemplava parte das novas metas curriculares. Foi flagrante a incoerência na prova com este facto.

A nossa voz fez-se ouvir em alguns blogues e jornais. Agora, é a vez de evidenciarmos por que o fizemos.

Em anexo, um documento-súmula de vários aspetos considerados por nós muito importantes.

Apelamos pois que o mesmo tenha repercussões futuras e que haja consideração pelas  observações de quem todos os dias trabalha com os alunos. Está em causa a eliminação crescente do repúdio e aversão que a disciplina está a ter nos nossos jovens.

A Física e a Química são apaixonantes, mas a existência de uma prova final penalizadora compromete essa paixão. Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM – são áreas absolutamente fundamentais no mundo digital das quais a Física e a Química fazem parte. Por todo o mundo multiplicam-se programas, discutem-se medidas sobre como podemos desenvolver competências científicas e tecnológicas. É uma área fundamental para o futuro de qualquer país que se quer a par da inovação do século XXI. Queremos ficar aquém, afastando alunos desta área?

Queremos um país sem alunos formados em Física e Química?

 

Assinado: Professores de Física e Química

 

2 COMMENTS

  1. Seria conveniente um resumo/conclusão do documento no texto, para quem não queira fazer download e analisar o documento em anexo.

  2. Algumas críticas bem feitas, mas a maioria vindas de professores que não prepararam convenientemente os seus alunos para a prova.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here