Home Escola Professores continuam na escola mas deixam de dar aulas aos 60 anos

Professores continuam na escola mas deixam de dar aulas aos 60 anos

22324
17

O envelhecimento da carreira docente tem sido reconhecido interna e externamente como um dos maiores problemas da carreira docente. Nos próximos 10/15 anos, mais de metade dos professores estarão em situação de reforma, podendo levar à impensável falta de professores. Aliás, já começaram a surgir sinais da falta de professores em alguns grupos disciplinares, o que somado à falta de interesse dos jovens pela profissão docente, poderá levar a um problema efetivo e de difícil resolução.

O Ministério da Educação, talvez como compensação pela não devolução de todo o tempo de serviço congelado, irá anunciar já amanhã que os professores poderão optar por deixar de dar aulas aos 60 anos, apesar de continuarem nas escolas mas noutro tipo de funções.

Apesar de não ser a notícia ideal, é seguramente uma boa notícia, e que irá ao encontro da vontade de muitos professores e certamente acelerará o rejuvenescimento do corpo docente.


Atualização 2-4-2018: o artigo em cima foi uma mentira alusiva ao 1 de abril

17 COMMENTS

  1. Não acredito nesta maldade… eu fiquei tão feliz durante 30 segundos! Depois lembrei-me… é bom demais para ser verdade: 1 de abril!

  2. lol
    ainda me convenceu por algum tempo…. 😉 Boa Páscoa

    Ainda bem que há quem consiga brincar com isto tudo….

  3. Centro de dia e os colegas que nunca se esforçaram muito ficam sentados e os que sempre trabalharam ficarão decerto responsáveis pela organização de atividades. Enfim…..

  4. Eu ofereço o meu esgotamento à instituição. Aos 60 anos e 35 de carreira…..Talvez os convença a fazer voltar às aposentacoes aos 60…..

  5. Esta brincadeira magôa. Não o devia ter feito. Contudo, penso que é patética pois nem sempre o que mais cansa são os alunos. Está a fazer dos professores mais velhos uns dementes.

    • Por favor… Expliquei no artigo seguinte que mais do que brincar foi mostrar uma alternativa. Onde é que lê que eu chamo aos professores mais velhos dementes???

  6. Presente envenenado! No meu entender, e pelo que tenho observado, nada pior do que um/a docente ficar na escola sem componente letiva. São pau para toda a obra, e ficam completamente à mercê dos “fetiches” do diretor/a. Na sala de aula, o professor tem uma grande margem de liberdade e autonomia, e é quase soberano (dentro do quadro legar que rege a sua atividade)! Ficar na escola sem componente letiva? … são uma assim uma espécie de párias…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here