Home Escola Professor ensina Trigonometria através do Pokemon Go.

Professor ensina Trigonometria através do Pokemon Go.

134
0

A utilização de exemplos para ensinar é uma estratégia muito comum no ensino, a utilização de exemplos através de temas que os alunos adoram e conhecem como ninguém, isso já não é para toda a gente.

Conhecer a linguagem dos alunos, os seus gostos, o que está in, implica manter-se ligado à juventude atual e nem sempre é fácil acompanhar o ritmo louco desta geração hiper-super-mega-rápida.

O que eu mais gostei do vídeo que se segue, foi a empatia que é percetível entre o professor e os alunos. Por vezes questionamo-nos por que razão aquele professor tem mais problemas de indisciplina na sua sala de aula quando é tão competente cientificamente. A resposta está na relação que se estabelece entre ambos, aluno e professor.

Ser professor não é para qualquer um, qualquer um pode debitar matéria, mas nem todos conseguem estabelecer uma ligação salutar com os alunos. É preciso gostar de ensinar, é preciso gostar de estar com os miúdos, entender que estão em formação e ter a inteligência emocional suficiente para gerir uma sala de aula. Um professor que passa o tempo a criticar os seus alunos, que os desvaloriza constantemente, que é incapaz de rir, de “descontrair” com eles, nunca será visto como alguém que os compreende, que faz parte do “clã” digamos assim. Os professores precisam de aceitar os alunos como são e os alunos precisam de ver que o professor também é um ser humano.

Hoje os alunos não respeitam o professor, respeitam (ou não) o indivíduo que lhes aparece à frente… Exigência, limites, coerência, imparcialidade, humanidade, compreensão e até um pouco de amizade, são pilares para um bom ambiente e consequentemente uma boa aula.

Fica o vídeo que me foi enviado por Ana Jerónimo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here