Home Rubricas Preciso Lavar As Mãos: Com Sabão Ou Só Com Água?

Preciso Lavar As Mãos: Com Sabão Ou Só Com Água?

1626
2

Seria quase impossível pensar que não iríamos ter contacto com o COVID-19. Bem alguma esperança haveria, pois o que precisamos é de preparar agora com rapidez todos os planos de contingência para que tudo se mantenha controlado. Preocupações com economia, descida do turismo, viagens e afins são o que são. Mas antes disto e muito mais há questões extremamente básicas que parecem os alicerces da casa que não vemos, mas que têm que estar lá. E detergente para lavar as mãos é básico!

A maioria das escolas tem apenas água para os alunos lavarem as mãos, como pode ser pedido aos mesmos que lavem as mãos –  que isso sim é muito importante. Sim, até podem lavar, mas atenção é só com água.

Esta questão não deveria ser discutida só agora, deveria existir por base nas escolas e teríamos menos uma questão com que nos preocuparmos neste momento. Lavar as mãos antes das refeições, e após a ida ao WC faz parte do processo educativo. Como é que é possível não haver meios básicos de higiene na escola? Não se pode apontar o dedo ao cheiro na sala de aula das turmas do segundo ciclo em diante, sobretudo após a aula de Educação Física, se um tema tão simples como um detergente para lavagem das mãos não está disponível.

É claro que nos planos de contingência das escolas terá que vir agora o ponto, que seria desnecessário, como adquirir detergente para a lavagem das mãos. Bom, já que o Ministério da Educação tem que ir às compras poderão lembrar-se também de trazer papel higiénico. Sim, não há papel higiénico em muitas escolas. Algo que todos confirmamos assim que entramos numa casa de banho publica, não vá acontecer sermos apanhados desprevenidos. As crianças não têm papel higiénico na escola e aí terá que ser – aguenta, aguenta até chegar a casa mesmo que faltem umas quantas horas para o horário escolar terminar. Se existir papel higiénico estará bem guardado, pelo que a criança tem que pedir que lhe seja disponibilizado.

Mas voltando à questão da lavagem das mãos. Perante infeções respiratórias existem cuidados básicos de etiqueta respiratória para evitar a propagação da infeção (de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde), como por exemplo: cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir (espirrar ou tossir para a manga ou braço evita a dispersão das partículas respiratórias e a contaminação das mãos) e higienizar as mãos após o contacto com as secreções respiratórias. Aqui está! Como é que em meio escolar, em fases tão precoces da idade onde a mão e a manga da camisola servem de lenço para aguentar as secreções nasais (espalhadas desta forma muitas vezes até aos olhos), podem higienizar as mãos se não há detergente para o mesmo fim?

Esta situação deve ser repensada não só neste momento, mas também em todo o restante tempo já que as infeções são inúmeras e muitas podem não ter cariz de mortalidade, mas propagam-se causando absentismo escolar e laboral com as consequências inerentes.

Parece um tema muito básico para ser discutido, mas as casas constroem-se pelas bases e se começamos pelo telhado esquecemo-nos de pormenores que podem fazer muita diferença.

 

Vera Silva

2 COMMENTS

  1. Concordo em absoluto com a Vera Silva.
    Questiono-me muitas vezes sobre a atitude (ou ausência dela) por parte da comunidade docente. Discute muitas vezes sobre questões menores e ignora outras tão importantes, chegando a conviver com algumas como se isso fosse normal.
    De facto, as casas constroem-se pelas bases!

  2. Concordo, mas também é preciso que haja um grande trabalho educativo em casa e nas escolas para que exista respeito pelos recursos disponibilizados, em muitas escolas o papel higiénico está ” escondido” porque alguns alunos, enfiam os rolos dentro das sanitas, quanto ao sabão é mais do mesmo, estragar é o normal. Tem que se contrariar isso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here