Início Notícias “Pré” quer dizer o que vem antes de tudo o resto….

“Pré” quer dizer o que vem antes de tudo o resto….

185
0

Uma das honras maiores que tive na passagem nas funções de diretor de um agrupamento foi ter tido, durante todo o tempo, subdiretoras que eram educadoras de infância.

Duas excelentes profissionais e pessoas, que me ensinaram muito sobre o sentido prático e pedagógico, que se aplica nessa área da educação, e de onde tiro, hoje ainda, muita utilidade para o meu trabalho no 2º ciclo e no resto das funções na escola.

Até nos momentos críticos de indisciplina com alunos mais velhos… (como uma delas dizia: enfrentar um rebelde de 14 anos é mais fácil se pensarmos que já foi um adorável menino de 4 anos…. e que esse menino ainda lá está).

Aliás, acho que, se a equipa em que estava teve algum sucesso na gestão de pessoas, naquela organização, nesses anos, muito dele a elas se deve.

(Conselho aprendido que dou a todos os que gerem ou venham a gerir agrupamentos: ter alguém do pré-escolar na equipa diretiva. E não é apenas como coordenador, é mesmo na direção do agrupamento, como adjunto ou subdiretor).

E, acima de tudo, aprendi com elas o valor que se dá às crianças e à sua capacidade de aprender e ser criativo, para lá dos espartilhos do que se tem de ensinar.

E que permite o espanto de por crianças, sem letras, de 4 ou 5 anos, a pensar sobre direitos humanos, conhecer os órgãos do corpo ou encenar a batalha de São Mamede (e estes exemplos são verdadeiros).

No caso de uma delas, já falecida, ainda hoje lamento não ter aprendido mais com a sua permanente insistência de que é preciso ouvir as crianças e que as crianças até podem ensinar os adultos.

Imagino a tristeza que sentiria hoje com a notícia terrível (e espero que, como dizem as acusadas na sua defesa, seja mesmo mentira) de que a justiça acusa profissionais da sua área de maus-tratos gravíssimos a crianças num estabelecimento do Porto. Pode ser lida aqui no site do Jornal de Notícias.

Mas, se quiserem lavar a alma, e pensar que essa notícia, como sei que é, é “a maçã podre no cesto” podem ler a reportagem da Visão que começa com a frase certa:

Pré-escolar: Um bom começo vale para toda a vida

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here