Home Escola Pré-Escolar ou Especialização Precoce?

Pré-Escolar ou Especialização Precoce?

210
0

Hoje no público surge mais um excelente artigo de José Morgado que aborda um estudo desenvolvido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos com o apoio do Conselho Nacional de Educação que analisou a relação entre a frequência do jardim-de-infância e o trajeto escolar dos alunos.

Têm surgido alguns relatos que afirmam que o ensino pré-escolar está a antecipar etapas, havendo alunos que chegam ao 1º ciclo já com conhecimentos de leitura e escrita. Quando assim é, significa que muitas “brincadeiras” educativas tão úteis e importantes para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças foram suprimidas por exercícios da escola dos sentados. Convém lembrar que a “modelo” Finlândia só permite a entrada dos alunos para o seu 1º ciclo, quando estes atingem os 7 anos de idade.

Enquanto professor de educação física sei bem as consequências de antecipar etapas, os prejuízos a médio longo prazo suplantam largamente alguns benefícios a curto prazo. No ensino temos vindo a assistir a uma obrigatoriedade de resultados onde os exames e mais recentemente as metas curriculares são o seu expoente máximo.

Os ritmos de aprendizagem e maturidade para assimilar os diferentes conteúdos devem ser respeitados ou pelo menos tidos em consideração. Já dizia o outro, “Qual é a pressa? Qual é a pressa?”

Fica o link, um excerto e uma imagem do estudo.

Educação pré-escolar é bem mais que a preparação para a escola

A educação pré-escolar é bastante mais que a “preparação” para a escola e não deve enredar-se no entendimento de que é uma etapa na qual os meninos se preparam para entrar na escola.

Na verdade, as crianças estão a preparar-se para entrar na vida, para crescer, para ser. A educação pré-escolar num tempo em que as crianças estão menos tempo com as famílias tem um papel fundamental no seu desenvolvimento global, em todas as áreas do seu funcionamento e na aquisição de competências e promoção de capacidades que têm um valor por si só não entendidos como uma etapa preparatória para uma parte da vida futura dos miúdos, a vida escolar.

Pré-escolar
Imagem retirada do página do facebook da Fundação Francisco Manuel dos Santos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here