Home Notícias Português, uma necessidade para o mundo!

Português, uma necessidade para o mundo!

77
0

Uma escola dbig_1450695159_8073_12o Massachusetts, nos Estados Unidos, criou um programa de ensino bilingue em Português. De acordo com a escola primária de Brockton, a escolha do Português prende-se com o facto de a nossa língua ser a sexta mais falada no mundo e por terem uma comunidade de língua oficial portuguesa (Portugueses, Brasileiros ou Cabo-verdianos) com uma dimensão importante para a economia local.

Tenho defendido, em fóruns variados, que a defesa da nossa língua passa, naturalmente, por um ensino do Português de qualidade e exigente nas nossas escolas, mas também por um programa de valorização do Português enquanto língua transversal a vários países e continentes, língua universal.

O recuo no trabalho desenvolvido pelo Instituto Camões, fruto do desinvestimento, desvalorizou tanto o Português enquanto língua global como a importância que Portugal tem junto da comunidade lusófona.

É essencial valorizar Portugal e para tal não existe melhor ferramenta do que o ensino do Português no estrangeiro. Fico, no entanto, com um pouco de amargo de boca ao verificar que este exemplo que aqui vos deixo nasce da vontade exclusiva de uma comunidade e de um ato isolado de uma escola. Considero que este exemplo teria muito mais força se fosse enquadrado por um programa forte e ambicioso que pudesse ser replicado noutros locais espalhados pelo mundo.

Carreguem no link para consultar a notícia.

Escola dos EUA lança programa de ensino bilingue em português

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here