Home Escola Portugal É O 4.º País Da OCDE Onde Mais Alunos Chumbam –...

Portugal É O 4.º País Da OCDE Onde Mais Alunos Chumbam – Expresso

3252
3

Excelente a análise da jornalista Isabel Leiria que toca em muitos pontos chaves. Depois de verem a reportagem, recomendo a leitura (se ainda não leram) de um artigo que vou deixar no final e que na minha opinião justifica os elevados níveis de retenção em Portugal.

Fonte: Expresso

A Escola Precisa De Terminar Na Escola

Fala-se muito em reprovações, que estas incidem principalmente nas classes sociais mais desprovidas financeiramente, mas poucos falam no ponto chave que leva muitos alunos ao insucesso escolar e da necessidade que urge: a escola precisa de terminar na escola!

3 COMMENTS

  1. Já sabemos que há uma campanha ideológica em curso sobre umas quantas questões da pedagogia… Devemos ver esta reportagem como um contributo para um debate marcado por opiniões e não como a verdade…
    Quanto à questão dos chumbos, ou dos não chumbos, a questão não é essa… A questão é se a escola ensina alguma coisa, currículo ou competências ou não! Neste momento ensina, com os chumbos. Com o laxismo permissivo da flexibilidade curricular não haverá chumbos , mas haverá uma boa parte dos alunos, sem os terríveis chumbos, que não saberá absolutamente nada. E isto são factos que já se confirmam ao olhar para as pautas fictícias, porque não refletem o conhecimento dos alunos, de uma boa parte dos agrupamentos nacionais…
    Quanto à escola terminar na escola é uma opinião pós-moderna, que diaboliza o conhecimento, e o estudo, como algo de mau e que não se deve prolongar para além do padronizado nos currículos… A escola deve estar, também, fora de muros… porque conhecer nunca é demais e próprio do Homem… Se a Escola está ao serviço da má organização do trabalho, e serve como depósito de crianças, isso já é outra história… mas isso não irá o SE Costa mexer… Pois não?
    Já agora os países ”atrasados” que estão à frente de Portugal nesta desgraça são o terceiro-mundista Luxemburgo e a subdesenvolvida Bélgica… Não falarei da arcaica Alemanha, pragmáticos estes, onde não há mais chumbos porque têm um ensino dual onde os alunos são desde cedo encaminhados para vias profissionalizantes…
    Mas nada como analisar a coisa pela rama, por uns graficozinhos para mostrar que é jornalismo imparcial e não prosélito… para que uns quantos caiam como patinhos e não pensem ppor sua cabeça…. Sinal dos tempos!

  2. Uma notícia que me anima, anima mesmo, não é propriamente a dos traumatizatezinhos chumbos… A que me revigora é do corte orçamental de 12% para a educação… Mas , não me lembrava, basta aplicar a flexibilidade curricular e há magia!!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here