Home Escola Portal Das Matrículas Continua Com Problemas: Prazo Para Renovação É Até 12...

Portal Das Matrículas Continua Com Problemas: Prazo Para Renovação É Até 12 De Julho

5072
0

Espera-se que os encarregados de educação que não conseguiram matricular os seus filhos no pré-escolar e 1º ano, possam fazê-lo também até dia 12 de julho.

Fica a notícia e o comentário da secretária de Estado da Educação no seu facebook pessoal.


As queixas e reclamações são mais do que muitas. Muitos encarregados de educação têm recorrido às redes sociais ou a plataformas digitais como o Portal da Queixa, frustrados com a inoperacionalidade do Portal das Matrículas. As reclamações prendem-se com a incapacidade de aceder ao site do Ministério da Educação (ME) ou em completarem o processo de inscrição dos alunos nas respectivas escolas, porque a página vai abaixo antes de este estar concluído. O Ministério da Educação justifica os problemas com “um afluxo extraordinário de acessos a partir de 29 de Junho” e lembra que a revalidação de matrículas, para os alunos do 2.º ao 12.º ano, termina apenas a 12 de Julho.

O aviso foi colocado no topo da página do Portal das Matrículas para que não restem dúvidas: o prazo que terminou na quarta-feira, 1 de Julho (depois de um prolongamento de 24 horas), foi apenas para a matrícula das crianças no ensino pré-escolar e no 1.º ano. Todos os alunos que vão para qualquer outro nível do ensino básico, do 2.º ao 12.º ano, podem realizar a renovação de matrícula entre 26 de Junho e 12 de Julho.

Esta eventual confusão pode ter contribuído para que esta quarta-feira “o pico de transacções por segundo” tenha chegado às “90 mil”, segundo esclarece o ME. No dia anterior, segundo a mesma fonte, o pico tinha chegado às 40 mil transacções por segundo.

Na informação enviada ao PÚBLICO, o ME refere que o facto de as revalidações de matrículas ainda poderem ser feitas nos próximos dez dias permite “acessos mais espaçados”, com a expectável consequente diminuição da sobrecarga do portal.

O Portal das Matrículas já tivera dificuldade em dar resposta aos encarregados de educação que, no primeiro dia para a inscrição das crianças, a 4 de Maio, tentaram realizar a operação. Já na altura o ME admitia estar a trabalhar para melhorar o serviço, quando o volume de acesso chegava apenas aos dois mil pedidos por segundo – bem longe dos números alcançados no final do prazo.

Segundo o Portal da Queixa, os problemas com a página do ME foram responsáveis por 133 reclamações em apenas quatro dias. Em 2019, o total das queixas relacionadas com o mesmo tema fora de apenas 85.​

Notícia actualizada com os números do Portal das Queixas.

Apesar dos problemas, que não são novos, a 30 de Junho – o prazo inicial para a conclusão das matrículas – o ME dava conta que já tinham sido realizadas “quase na totalidade” as matrícula para as crianças que irão para o 1.º ano e 94% das matrículas do pré-escolar.

Fonte: Público


Matrículas !

No portal das matrículas foram já submetidas mais de 300 mil matrículas … um número que duplica o do ano anterior em período homólogo .

Com situações de 40 mil pedidos de acessos por segundo no dia 30 e ontem, chegou mesmo aos 90 mil ( picos completamente inéditos ) por vezes o sistema fica mais lento, tal a imensidão das transações, mas está a funcionar, com pequenas paragens técnicas , tal como acontece com outros portais , designadamente o das Finanças .

Este ano mudou- se o paradigma :são 85% de submissões on -line, sendo residuais as realizadas pelas secretarias, poupando – se muito trabalho às escolas .

Os pais têm até dia 12 de julho para fazerem as renovações … erroneamente eclodiu a ideia que terminaria ontem ( foi só para o Pré – escolar e 1 ano que cessou, e nesses casos o prazo iniciou a 4 de maio ).

A vantagem do alargamento de funcionalidades on -line ( renovações eram efetuadas em suporte papel ) é que ficaremos com os dados que nos permitem melhor monitorizar o abandono escolar e a escolaridade obrigatória !

Susana Amador

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here