Home Concursos O ponto final nas negociações dos concursos. Professores do privado voltam a...

O ponto final nas negociações dos concursos. Professores do privado voltam a concorrer em igualdade com os do público.

219
1

Esta é a surpresa que o ME tinha guardada para a negociação suplementar. Um alívio para os professores do privado, um pesadelo para os professores do público. Já referi que esta questão deixa-me dividido, por um lado a entrada no privado não contempla as regras gerais do ensino público, o que por isso devia levar à criação de carreiras distintas, mas por outro lado estamos a falar de professores, e professores são professores.

Sobre os números disparatados que fizeram capa no Correio da Manhã, onde se falava em 20 mil professores para os quadros, o número final é de 3000 a 3200.

Quanto ao resto, tudo parece ter ficado na mesma:

SIPE

 

Vinculação extraordinária: segundo o ME, vão abrir entre 3019 a 3200 vagas que serão ocupados por docentes que cumprem os requisitos, que serão colocados por graduação profissional.
Nos próximos 3 anos abrirão vagas para vincular os restantes professores que reúnam os requisitos.
No diploma dos concursos o Ministério não abdica das prioridades alegando sempre questões técnicas mas compromete-se a abrir lugares de quadro de agrupamento desde que, num agrupamento, exista durante 4 anos, horários anuais e completos no mesmo grupo de recrutamento.
Mantém-se a norma travão.

A FENPROF e a FNE não assinaram o acordo.

Entre 3000 e 3200 professores contratados vão mesmo entrar nos quadros

(Público)

Em declarações aos jornalistas, Alexandra Leitão, justificou a reviravolta com o facto de outras estruturas sindicais terem insistido nesta mudança. É o caso da Federação Nacional da Educação (FNE).

Anteriormente, a secretária de Estado assumira publicamente que os professores do ensino público e do ensino particular deveriam ser tratados de forma diferente, em sede dos concursos de colocação em escolas públicas.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here