Home Escola Plano Nacional Das Artes Disponibiliza Recursos Online Para Alunos E Professores

Plano Nacional Das Artes Disponibiliza Recursos Online Para Alunos E Professores

492
1

O Plano Nacional das Artes (PNA) criou uma página `online` de recursos educativos com conteúdos de cultura e outra áreas, “para dar apoio aos alunos e professores” nesta fase de confinamento forçado pela pandemia covid-19.

Contactado pela agência Lusa, o comissário do PNA, Paulo Pires do Vale, explicou que a página, disponível desde terça-feira, no endereço https://www.pna.gov.pt/recursos-educativos, terá como objetivo apoiar as escolas e o setor cultural, em particular, alunos, professores, artistas e mediadores.A página de recursos pedagógicos, cuja criação estava prevista nas medidas do PNA, foi antecipada com o surgimento da pandemia, e deverá receber novos conteúdos semanalmente.

Na terça-feira, a página recebeu mais de 3.000 visitas, disse o comissário à Lusa.

“Estivemos a refletir sobre este tempo e o que aí vem, e a pensar como podemos ajudar professores, alunos e pais numa altura em que as escolas estão fechadas”, enquadrou o filósofo e curador.

Ali vão ser reunidos conteúdos transdisciplinares, cruzando a área da cultura, das artes ao património, com a área científica, da matemática à física, e também de questões da cidadania ou igualdade de género.

“Os conteúdos vão introduzir a cultura ligada a outras disciplinas para que possa chegar aos alunos e professores como uma ferramenta muito útil, sobretudo nestes tempos desafiantes para todos”, sublinhou.

Por outro lado, segundo o comissário, face aos cancelamentos que têm penalizado a área da cultura, “será alocada uma parte substancial do orçamento do plano para fazer encomendas a artistas e mediadores”.

“Já era uma medida contemplada no PNA, e foi reforçada com alguma urgência, para apoiar as escolas e o setor cultural. Estamos a fazer encomendas a artistas, mediadores e organizações culturais para que seja alimentada a página semanalmente com novos conteúdos”, indicou Paulo Pires do Vale, acrescentando que “o grande desejo é dar uma resposta à urgência da situação”.

Questionado sobre o valor que vai ser destinado ao projeto, e como foram escolhidos os artistas, o comissário do PNA indicou que “para os recursos educativos, e medidas que darão origem a mais recursos, como a formação de professores e os artistas residentes, está previsto no atual orçamento retificado para este ano, de 363.000 euros”.

Sobre a escolha de artistas, mediadores e instituições culturais, o responsável explicou que “recaem na qualidade das propostas e naqueles que têm experiência na áreas”, seja a dança, música, teatro, artes plásticas, e se enquadrem neste projeto que une a tutela da educação e da cultura a nível nacional.

“Estamos a avançar com propostas que já estavam previstas devido à urgência da situação, mas a reflexão é fundamental. É preciso não ceder à tentação de fazer só por fazer, porque o meio digital é outro e a mensagem tem de ser também adaptada”, sustentou.

Os conteúdos reúnem “propostas para promover uma aprendizagem associada ao prazer, ao jogo, à experimentação e à criatividade, e para assegurar a centralidade das artes e do património na formação dos alunos, porque a educação só será completa se integrar a dimensão cultural e artística”, defendeu.

Quanto à medida sobre os artistas residentes nas escolas, vai ser repensada nos seus moldes, visto que o atual quadro de pandemia coloca exigências de distanciamento social.

O PNA, lançado em junho de 2019, levou já 65 escolas de Norte a Sul do país a executarem projetos culturais, tendo em conta a diversidade sociocultural, patrimonial e artística do território onde se inserem.

O plano é uma iniciativa das áreas governativas da cultura e da educação, e é desenvolvido em parceria com a administração local, entidades privadas e sociedade civil, assumindo como missão dar um lugar central às artes e ao património, na formação ao longo da vida.

Fonte: RTP

Plano Nacional Das Artes – Recursos Educativos

1 COMMENT

  1. GRANDE IDEIA! espero que se mantenha sempre para além da Pandemia: peças de teatro, filmes, palestras, obras de arte de diferentes tipos, Etc. porque as escolas não têm dinheiro para convidar ninguém, nem os pais têm dinheiro para pagar estes recursos na escola e são fundamentais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Pssst!

Gostou do que leu?

Siga-nos no Facebook e acompanhe as novidades