Início Escola “Pedir desculpa é um ato de amizade…”

“Pedir desculpa é um ato de amizade…”

291
1

A frase podia ter sido proferida por um qualquer psicólogo, pediatra, professor ou mesmo pai. A verdade é que foi proferida por uma criança de apenas 7 anos de idade. A frontalidade e sinceridade ainda são o padrão nestas idades e tenho a certeza que estamos perante um caso desses.

Desculpa-870x400E ela tem toda a razão. O simples ato de pedir desculpa está cada vez mais alheado do vocabulário das nossas crianças. Sempre que ouço os alunos após uma situação de conflito, faço questão de perguntar se pediram desculpa. Poucos, muito poucos são os que dizem que sim. “Foi ele que disse…” “Foi ele que fez…” “Foi ele que começou…” etc… Quando as explicações começam assim, estamos perante um aluno que está sentado no seu castelo egocêntrico, lutando arduamente para manter o seu reinado do “quero, posso e mando” num universo onde ele é o sol e tudo gira à sua volta.

Pedir desculpa, não é uma simples palavra, o ato em si significa o reconhecimento que se errou e a humildade que lhe está associada são princípios fundamentais para corrigir comportamentos futuros. Se não reconhecemos o que fazemos de errado, porque razão havemos de mudar? O “eu” está sistematicamente em primeiro lugar, a dificuldade que os jovens têm de se colocarem no lugar dos outros é um cancro social que mina valores como a fraternidade e solidariedade.

Como disse aquela criança, pedir desculpa é ter amizade por alguém, é preocupar-se com o outro, é ser seu amigo e companheiro. Nós, pais, professores e educadores temos que incutir/lembrar esses valores que andam meio desaparecidos, para que futuramente surjam naturalmente, não a pedido e não com o intuito de safar de qualquer castigo. Mas também nós, pais, professores e educadores precisamos de saber ser humildes, reconhecendo as nossas próprias falhas, os nossos próprios erros. Pedir desculpa é um ato de maturidade e de carácter e nunca de subjugação, quer seja a miúdo ou graúdo. O exemplo tem de vir de cima e devemos educar pelas palavras, mas também pelos atos.

São estas pequenas grandes coisas que criam uma grande sociedade, são estas pequenas grandes coisas que nos fazem sentir orgulhosos e esperançosos, e são estas pequenas grandes coisas que nos servem de lição, principalmente vindo de quem vem.

Obrigado filha…

Imagem
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here