Home Escola “Passeamos mais os cães do que as crianças”

“Passeamos mais os cães do que as crianças”

344
5

Quem o afirma é Carlos Neto, investigador da Faculdade de Motricidade Humana. É para mim um autêntico mistério porque razão no 1º ciclo não há Educação Física na componente letiva e no ensino secundário os alunos têm 4 tempos por semana para a mesma disciplina.

Os “cavalinhos selvagens” como lhes costumo chamar, precisam de atividade física como de pão para a boca. Não faz qualquer sentido, é mesmo um crime educativo prender estes miúdos horas e horas a uma cadeira, ainda para mais quando é nessas idades que eles mais precisam de trabalhar certas capacidades.

Urge refletir metas e o que se pretende efetivamente do 1º ciclo. Ainda esta semana a professora da minha filha comentou que para o 1º ano os alunos têm que saber os números, suas decomposições e afins até ao número 100, no passado não passava do 20. Esta obsessão “cra(e)tiniana” por certas áreas em detrimento da anulação/diminuição de outras tem de ser abolida quanto antes. E se for preciso fazer uma nova reforma que se faça, sim é mais uma, sim são mais mudanças legislações e adaptações. Mas é preciso mudar o que está mal e começar por ouvir os professores é sempre um bom principio.

Fica a notícia (inclui vídeo) e um quadro com as respetivas fases sensíveis.

“Passeamos mais os cães do que as crianças”

fases sensíveis

 

 

5 COMMENTS

  1. Pois para mim também é completamente inconcebivel não haver no 1.º ciclo valorização de determinadas atividades fundamentais na formação da personalidade dos miudos e que mais não seja para ajudá-los a gastar as energias!! Mas há agrupamentos que preferem dar prioridade a areas em que tem muitos professores disponiveis, nomeadamente religião e moral. Mas só contemplam uma religião, a católica. E eu até sou católica! Agora só haver atividade fisica uma ou duas vezes por semana!!
    Mas há agrupamentos que se gerem por interesses superiores.

  2. Aqui está-se a tratar, ou não, e como é uso, cada um puxa a brasa para a sua sardinha, de CAES E CRIANÇAS!

    Se há professores a mais de religião e moral, poe-se estes – se alguém “mandar” se alguém for verdadeiro Director!! – a passear a criançada….o problema são pais e mães que se passeiam mais com cães que com filhos…..

    Depois virá todo o resto…..

  3. E HÁ PAIS QUE PREFEREM DEIXÁ-LOS O TEMPO TODO NA ESCOLA, NAS AEC, EM VEZ DE AS IREM BUSCAR E PASSEAREM COM ELAS OU DEIXAR QUE TENHAM ACTIVIDADES FORA DA ESCOLA. DEPOIS EXIGEM DA ESCOLA O QUE NÃO FAZEM…NEM AO FIM DE SEMANA.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here