Início Notícias 942 | Partidos Vão Tentar Chegar A Acordo – ILC Votada Amanhã

942 | Partidos Vão Tentar Chegar A Acordo – ILC Votada Amanhã

1316
4

O final do debate terminou com o Presidente da Assembleia da República a receber propostas de alteração de vários partidos. O conteúdo das alterações ninguém conhece. Uma coisa é certa, até 15 de maio os partidos vão tentar chegar a um entendimento, apesar de terem andado às turras durante o debate, nenhum deles quer ficar mal na fotografia e abdicar de muitos milhares de votos…

Como vai acabar o braço de ferro? Não se sabe. Para já, sabe-se apenas que há cinco apreciações parlamentares, uma de cada partido (à exceção do PS e do PAN), que exigem a contagem integral do tempo de serviço de forma mais ou menos faseada até 2025; sabe-se que essas iniciativas vão ser votadas esta quarta-feira em plenário, logo depois do debate quinzenal com o primeiro-ministro, e que vão descer à comissão especializada sem votação. Será aí, e de preferência até 15 de maio (altura em que o Parlamento para por causa das europeias), que os partidos vão tentar chegar a um texto comum. Se o conseguirem, isto é, se o PSD (que é o trunfo nesta equação) se juntar à esquerda numa cruzada contra o Governo, então a reposição integral do tempo de serviço dos professores pode mesmo ser aprovada. E nesse caso, o Governo demite-se, como circulava hoje nos corredores de uma certa ala do PS? Não, isso o Governo apressou-se logo a desmentir.

Quanto à ILC, segundo o ComRegras apurou, esta será votada amanhã. Será o fim de uma iniciativa muito digna de quase 22 mil cidadãos e que merecia mais holofotes por parte da casa da democracia.

Entretando, durante o dia de hoje, suou o rumor que o Governo podia demitir-se se fosse aprovada a recuperação integral, mesmo que faseada do tempo de serviço docente. No passado já tinha falado nesta hipótese, uma tentativa clara de chantagear o parlamento, tornando os professores os maus da fita aos olhos da população. O PS, repete assim a receita utilizada por Maria de Lurdes Rodrigues quando disse: “perdi os professores, mas ganhei o país”.

Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos…

Deixo-vos com o link para a cronologia que o Paulo Guinote fez e a análise da Graça Santos à hipotética demissão do Governo.

A Coisa Começou Às 17.14 (Post Em Progresso)

 

COMPARTILHE

4 COMENTÁRIOS

    • O comentário inicial é meu, a informação que tenho e que vem no jornal é que os partidos vão tentar chegar a entendimento. abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here