Home Escola Parceria ComRegras e Bravio

Parceria ComRegras e Bravio

74
1

Bravio

Andamos meio “zombies”, numa letargia angustiante, como se domados por anos de asfixia financeira. Esta apatia estendeu-se ao descrédito que muitos professores dão aos seus representantes legais, tornando a vontade em fazer algo em meros lamentos de sala dos professores.

Por isso quando encontro alguém que fala ou escreve “fora da caixa” ouço/leio com atenção. Assim é o Bravio, não tem um discurso redondo, politicamente correto, estou cansado do “eduquês”, da monotonia dos intelectuais…

O ComRegras e o Bravio juntaram-se e a partir de hoje são parceiros. Cada um tem o seu espaço, mas ambos têm permissão de partilha de conteúdos. É que existe aquela coisa chamada “Direitos de autor” que por vezes é esquecida e convém ser respeitada.

Deixo-vos uma amostragem do que vem aí…

O tamanho não conta – II

O TAMANHO DAS TURMAS – Há quem tenha muitas dúvidas sobre os efeitos positivos da diminuição do número de alunos por turma no sucesso escolar. São, em geral, os mais omniscientes especialistas nesta matéria que exprimem, com esta falsa modéstia, as suas certezas, sem nunca terem lecionado numa escola real do país real. Presumo que também pensem que, com mais uns quantos alunos por turma, os resultados pudessem permanecer mais ou menos como estão. A ser verdade, não há razão nenhuma para continuarmos a gastar rios de dinheiro, quando podemos poupar já umas valentes centenas de milhões de euros por ano. Venha daí o size T-35. Mais não, porque as salas convencionais não aguentam mesmo.

O TAMANHO DOS PROGRAMAS – Também não conta. É uma questão de algoritmo pedagógico. Se medem X, o ritmo de lecionação é Y; se medem 2X, o ritmo de lecionação é 2Y; se medem X123456789, a velocidade é… (estou a fazer as contas…) Warp. Elementar, meu caro professorzeco português!

O TAMANHO DO “TEMPO INTEIRO” – Não tem tamanho. Dizia Einstein que há duas coisas infinitas: o universo e a estupidez.

Luís Costa

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here