Início Rubricas Para quando um Consenso Nacional na Educação?

Para quando um Consenso Nacional na Educação?

56
0

consensosDesde há largos anos que repetidamente se fala da necessidade de se chegar a um consenso nacional na Educação. Na alternância de governos, que nem sempre tem sido a intervalos de quatro anos, o assunto vem à tona de água. Reconhecida que é a sua importância porque não se atinge tal objetivo? Porque não se apela aos responsáveis pelo fracasso que ” castiga” as nossas crianças e suas famílias, que se esgotam em argumentos que todos reconhecem justos, e não se exige que de uma vez por todas abordem o assunto e atuem de acordo?

Não pretendo isolar a Educação como a mais importante ação de qualquer governo. Talvez escandalizasse o nosso país a braços com tantas dificuldades a outros níveis, mas uma reflexão profunda, que alguns, poucos, já realizaram (não querendo correr o risco de ser injusta para alguns não os nomeio) levará certamente à justificação do que defendo. A Educação está na base de todas as razões do nosso atraso em TODAS as áreas do desenvolvimento, quando comparado com outros países com características de recursos e populacionais comparáveis.

Mas então não houve evolução no período pós revolução? Sim é indiscutível. Não é esse primarismo que está em causa. Mas é a desconexão entre pessoas com diferentes formações, é a constante alteração de legislação quando ainda não testada e está vigente, é a imposição de ideias “particulares” à experiência, é o ignorar a utilidade da participação das famílias ou seus verdadeiros representantes, dos docentes cuja maioria felizmente está interessada no avanço do nível educacional. Enquanto o nosso país não se virar para si próprio, reconhecer as falhas, corrigir os erros e projetar ações realistas para o futuro, continuaremos as lamentações que são tão do agrado de alguns e do desespero de outros.

Maria de Lourdes Chieira
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here