Home Rubricas Para Os Vanguardistas Que Desvalorizam O Manual Escolar

Para Os Vanguardistas Que Desvalorizam O Manual Escolar

365
5

Há nesta discussão algo que me escapa… Eu…eu…eu… Pergunto: e os alunos?

Alguém se preocupa com a forma como eles, efectivamente, aprendem???

Acham mesmo que é com joguinhos interactivos, filmes, trabalhos de projecto (quando não se dominam conteúdos e se acaba a fazer cartazes/ exposições/ teatralizações/ organização de bancas e de peditórios de solidariedade e afins…e tudo fica muito autosatisfeito com a suposta “criatividade” que abafa a mediocridade da escrita, do cálculo, da interpretação, da relacionação, da lógica… do saber. A ignorância académica prolifera e isso é profundamente assustador para qualquer inversão na capacidade de exigência, de controle e de intervenção nestes país miserável… Claro que haverá quem continue…os que por berço, descendência e influência terão a estrada alcatroada para tal… Bom … já estou a fugir à questão principal…

Voltando ao LIVRO:
AH… pois é… deve ser da minha provecta idade… em que considero que os alunos PRECISAM ESTUDAR e estudar carece de um conjunto de hábitos e metodologias de trabalho EM CASA!!!

Já agora também vou utilizar o eu:
Eu costumo dizer aos meus alunos: “na sala de aula estou eu (pois não ensino línguas, nem necessito de grandes textos) e EM CASA ESTÁ O LIVRO! O livro é o professor em casa: serve para ler e consolidar, para explorar outras imagens/ gráficos/… para ajudar a treinar e melhorar a linguagem, para verificar dúvidas, para …, para sublinhar, para anotar, para completar/ acrescentar…”

Não há saber e aprendizagem académica sem ESTUDO EM CASA… talvez…por falta disto… se tenha chegado ao miserabilismo que temos hoje…

Quanto à “desmaterialização”… a ser feita… será um ERRO CRASSO QUER EM TERMOS EDUCATIVOS E PEDAGÓGICOS, QUER EM TERMOS DE SAÚDE (física e mental)! Mas… a malta é deslumbrada…

Já agora… eu também consegui fazer muitas coisas bestiais… os jovens até gostaram e envolveram-se… fui quase um “must”… Perguntem-me, agora do feedback da aprendizagem…bem, é melhor nem perguntarem!

Na minha opinião situamos sempre a avaliação num plano errado…
Se a Escola ainda serve para ensinar Conhecimento (como desejo que seja ou passarei a sentir-me completamente inútil…se passar a ser como tudo o resto em que se transformou a escola e grande parte do trabalho do professor) como será possível avaliar-se sem se avaliar a aprendizagem que os jovens fizeram?

Faz-me lembrar a avaliação das novas oportunidades ou de outras coisas similares… “Foi um sucesso – serviu para melhorar a auto-estima”

João Fernandes

Comentário publicado no facebook do ComRegras ao artigo Como É Que Se Recupera Matéria Se Os Livros Têm De Ser Devolvidos Às Escolas?


Caro João, de repente pensei que fosse algum alienista por criticar a recuperação de conteúdos sem o livro escolar. Infelizmente há quem pense apenas no seu umbigo e esqueça-se dos restantes mortais que utilizam o manual escolar. Mas o mais engraçado é que estes professores modernos também utilizam o manual e até participam na escolha dos ditos, mas nas redes sociais o escárnio e maldizer é mais forte que o senso comum…

Alexandre Henriques

5 COMMENTS

  1. Os professores sim, estão a fazer recolha de manuais … Uma situação manifestamente ilegal e que escapa, completamente, ao conteúdo funcional da docência… Perfeitamente inadmissível , mas que agora parece ser normal em muitos Agrupamentos. A mim garanto que ninguém me colocará a fazer serviço que não me pertence… Essa era uma situação que deveria ser denunciada, também aqui no Com Regras e pelos sindicatos, que , ao que parece, estão a dormir sobre o assunto!

  2. Os sindicatos nem disso falam.
    Profs a fazer tarefas administrativas. Já só falta fazerem de assistentes operacionais… Ops já fazem.

    Sindicatos ZERO.

  3. Concordo com o colega. Mas há uma coisa que ele ainda não percebeu! Já não há professores! Há, sim, entertainers! Sim, assistimos, há muito, à generalização das novas oportunidades. Não é preciso saber, mas parecer…
    Quem tiver pais esclarecidos, vai aprender. Sim e vai pagar para isso. Os outros ficarão pelo caminho. PORQUÊ? Porque se quer um povo estúpido, que é facilmente governável por uma reduzida elite. “É a democracia, estúpido!”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here