Home Rubricas Pais e Professores, parceiros eternos.

Pais e Professores, parceiros eternos.

117
0

Este ano estou a alargar o ComRegras aos pais. Por vezes surgem conflitos entre a escola/professores e os pais por mera falta de diálogo. Julgo que é importante aperfeiçoar esta ponte. Nesse âmbito, surgiu a parceria com o site Profissão Mãe, onde mensalmente será publicado um artigo de minha autoria. Fica o primeiro.

 

Pais e Professores, parceiros eternos.

PROFISSAO MAEA ligação entre pais e professores é tão antiga como o ensino propriamente dito. Não deixa de ser curioso que à ligação física surja agora a ligação digital. Os blogues “ComRegras” e “Profissão Mãe” são a prova dessa ligação e como na ligação física, haverá momentos de concordância e discordância, mas seguramente haverá a convicção de que estamos a lutar por aquilo que nos une, as nossas crianças.

Sou professor há 14 anos e além das aulas que leciono, sou coordenador de uma equipa disciplinar, logo a minha ligação com os pais é constante. Tenho assistido a tudo, pais que compreendem o papel da escola, pais que consideram o seu filho o dono da verdade, pais negligentes, pais superprotetores, enfim, de tudo.

Neste primeiro artigo quero colocar-me ao vosso dispor para esclarecer as vossas dúvidas sobre o meio escolar, não sou representante de ninguém, apenas da minha consciência, mas a minha experiência diz-me que muitas questões podiam ser evitadas se o conhecimento sobre os procedimentos escolares fossem transmitidos e (re)conhecidos pelos pais.

E na antecâmara de mais um ano letivo permitam-me alguns conselhos:

Estejam atentos a sinais de alteração de rendimento/comportamento dos vossos filhos. À mínima suspeita contactem o diretor de turma para verificar se o problema é de índole escolar.

O diretor de turma é o elo de ligação com a escola, além de estar contemplado na lei, é a pessoa indicada para registar todas as vossas preocupações e para esclarecer todas as vossas dúvidas. É o diretor de turma que faz despoletar uma série de mecanismos internos se se justificarem.

Conheçam o regulamento interno da escola. É uma chatice eu sei, o tempo é pouco também sei, mas quando as coisas dão para o torto tudo se resume ao que está escrito.

Perguntem primeiro, atuem depois. Todos fomos crianças e também nós usámos a mentira para fugirmos às nossas responsabilidades…

Sejam um porto seguro. “Os pais são uns chatos, querem sempre saber tudo, metem-se em tudo…”, uns chatos dizem eles. Perguntem menos, ouçam mais, saibam esperar pela sua partilha e nesse momento estejam presentes: apoiem, orientem, comemorem, sofram com eles. Certamente que irão conquistar a sua confiança e sem esforço terão acesso ao que precisam de saber.

Pais e professores, parceiros eternos… somos os pilares que garante o futuro das nossas crianças, o futuro do nosso país. Somos os primeiros e os últimos responsáveis, estejamos à altura das nossas responsabilidades. Mas também eles, os nossos filhos e os nossos alunos, que cumpram o seu caminho, assumam o seu papel com a autonomia que se impõe para quando chegar a hora possuírem as “ferramentas” necessárias para se tornarem livres e acima de tudo felizes….

Votos de um bom ano letivo 😉

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here