Home Escola Pais devem preparar os filhos para 5 horas de máscara na cara

Pais devem preparar os filhos para 5 horas de máscara na cara

13512
9

Julgo que todos já sabem que o uso de máscara será obrigatório dentro do espaço escolar. Exceção feita aos alunos do 1º ciclo e pré-escolar que para já estão dispensados da sua colocação.

Não é fácil estar tanto tempo com a máscara na cara. O calor, os diálogos, as humidades que permanecem no seu interior, o tecido que cola aos lábios e nariz quando respiramos de forma mais acelerada, são bastante incomodativos.

Os adultos já sabem o que isso é, pois a carga laboral a isso obriga. Porém, as crianças e jovens, fruto do ensino à distância e consequentes férias, de uma maneira geral, têm passado ao lado da utilização continuada da máscara.

Para evitar um desconforto significativo nos primeiros dias de escola e problemas disciplinares que daí podem surgir, é de todo pertinente que os encarregados de educação comecem a habituar os seus educandos ao uso da máscara durante algumas horas.

Não recomendo que obriguem as crianças e jovens a estar 5 horas seguidas no imediato, mas de forma faseada, ir aproximando a duração que os alunos terão de estar de máscara nas escolas.

Lembro que as escolas estão a criar turnos, partindo os ciclos pelos turnos da manhã e tarde. Haverá por isso uma menor concentração de alunos, mas uma maior concentração de aulas num curto espaço de tempo. E nem os intervalos serão escapatórios para a remoção da máscara.

Que os pais continuem a colaborar com as escolas, como tão bem fizeram no ensino à distância.

Fica a sugestão e se me permitem, o pedido.

Alexandre Henriques

9 COMMENTS

  1. Está notícia, opinião, sugestão só pode ser uma bruta de uma brincadeira!!! Sugerir que comece em casa o sufoco, que sejam os pais os primeiros a maltratar os próprios filhos!! Só posso ter lido muito muito mal!! Sugiro que se retirem as máscaras das caras das nossas crianças!! O uso das mesmo só deve ser feito por crianças que apresentem necessidade e não todas as que estão saudáveis! Ainda estão saudáveis!! Que porra de carneiros!!

    • Bem, consigo em partes concordar com o que diz. Sou estudante e tenho a experiência prática…
      A mim, parece-me negativo ficarmos na sala de aula alguns intervalos (na minha escola as turmas iam “à vez” de modo a não se juntarem alunos), no entanto, a própria DGS já disse que locais fechados devem ser ventilados (desconfio que no inverno não se vá abrir as janelas).

      Quanto à questão das máscaras mencionadas no artigo… 1o dão nos permissão para as retirar no intervalo, em distanciamento, também temos que nos alimentar (e de repente os jovens comem em todos os intervalos hahaha). Durante as aulas… O segredo é beber água, muita água… Temos imensa sede e precisamos mesmo de tirar a máscara para beber água 🤭

      A explicação que nos é dada para usarmos todos máscara é a seguinte: proteger os outros.. Tal como diz a DGS a maioria dos jovens é assintomática (isto está escrito nas regras para as escolas feitas agora em Setembro) como tal, não sabemos quem está doente (a menos que todos testem), então seria mais seguro todos usarem, por questões de prevenção (isto assumindo que as máscaras de facto o fazem).
      Espero ter ajudado.

  2. O que a DGS e as Escolas estão a planear fazer com os nossos filhos é uma violação dos seus direitos e liberdades individuais. Os professores, se têm medo, usem máscaras, viseiras, acrílicos, o que lhes aprouver, mas DEIXEM AS CRIANÇAS EM PAZ!! Estão a obrigar crianças saudáveis a usar uma máscara, sem sabermos as consequências do uso continuado das mesmas. Os nossos filhos vão ser as cobaias humanas. É vergonhoso haver professores a exigir este tipo de medidas.

    • Tem todo o direito em estar com os SEUS filhos sem máscara. Mas seguramente não quererá estar com 30 filhos da(o)s OUTRA(O)S, em espaço fechado, sem qualquer espécie de proteção. Piri-piri no rabinho dos outros é refresco!

      E não são os professores que obrigam as crianças, são as instituições de saúde e o ministério. Ainda as aulas não começaram e a senhora já está a disparar sobre os professores que vão ter que aturar algumas crias que herdaram tal património genético.
      “Vergonhoso” mesmo é haver pais com este tipo de atitudes. Felizmente são muito poucos, pois a maioria tem justificados receios sobre a situação que os filhos vão encontrar em sala de aula… 28 alunos em espaço fechado durante várias horas, sem o distanciamento a que todo o resto da sociedade tem direito, respirando um ar saturado, etc.

  3. Provar que os nossos filhos estão a ser alvo de uma “experiência” ?? Tem informação relativa ao uso continuado de máscaras por pessoas saudáveis? Como essa informação não existe devíamos usar o princípio da precaução.

    • E porque não usamos o tal “princípio da precaução” contra o Vírus que dentro de alguns meses poderá matar até 30.000 pessoas por dia, segundo as últimas notícias?
      Tem consciência que o vírus também contagia “pessoas saudáveis”? Sabe que nos últimos meses são sobretudo “pessoas saudáveis” que têm sido infetadas?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here