Home Notícias Pais Continuam Sem Conseguir Matricular Os Filhos

Pais Continuam Sem Conseguir Matricular Os Filhos

212
0

A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) recebeu esta quarta-feira de manhã cerca de 60 denúncias de problemas técnicos no Portal das Matrículas que impedem as famílias de fazer as inscrições, cujo prazo termina esta quarta-feira.

As inscrições dos alunos que vão entrar no 1.º ano de escolaridade em setembro deveriam ter terminado na terça-feira, mas o Ministério da Educação (ME) decidiu prolongar o prazo das matrículas por mais 24 horas, depois de reiteradas queixas de encarregados de educação que alertaram para problemas da plataforma.

Esta quarta-feira, o presidente da CNIPE, Rui Martins, contou à Lusa que o problema persiste: “O sistema está sempre a crashar e os pais estão a ter muitos problemas para realizar as inscrições. Só hoje já recebemos cerca de 60 mensagens com queixas de não conseguirem aceder à pagina das matrículas”.

Para Rui Martins “é necessário que o Ministério da Educação prolongue o tempo das matrículas e descubra o que se está a passar com o portal”.

Ao final da manhã de terça-feira, 94% dos alunos já estavam inscritos, segundo dados do ministério, que lembrou que tem havido picos de acesso ao portal, como durante a tarde de terça-feira em que se realizaram “40 mil transações por segundo”.

Devido à pandemia de Covid-19, o ministério tentou reduzir ao máximo o contacto entre pessoas recomendando, por isso, a opção das matrículas online: no ano passado, cerca de 75% das matrículas fizeram-se nas secretarias das escolas, ao passo que, este ano, cerca de 85% das matrículas já realizadas foram feitas online, segundo dados da tutela.

Fonte: Observador

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here