Home Escola Os TPC são um pequeno problema numa Educação problemática

Os TPC são um pequeno problema numa Educação problemática

208
2

Pois…. é isso mesmo! Todo o mundo opina sobre aquilo de que não tem conhecimento real. Opinam, opinam… cada um diz de sua justiça, baseado nas suas próprias”dores”. A educação não existe para satisfazer necessidades ou gostos individuais. A Educação é um problema da sociedade. Como tal deve ser uma prioridade para governos,políticos, etc. Mas não como arma de arremesso para conseguir mais ou menos votos… mais ou menos simpatias.

Andamos há anos demais a mudar politicas educativas sempre que o governo muda. Nada resulta por isso mesmo e porque não existe consistência nem coerência. Só se conseguem cumprir objetivos e resolver problemas, quando as estratégias são sólidas e realistas. Passa-se o tempo a remendar, quando a educação exige reformas profundas de raiz.

Os TPC agora são uma questão em moda… legislar sobre os TPC? Não há mais nada a fazer? É isto que vai melhorar a educação?
TPC para alunos que permanecem na escola quase nove horas diárias, não são desejáveis, como não é desejável que crianças tão pequenas permaneçam na escola, tantas horas a fio, sem terem oportunidade de brincar livremente, de estar com os seus familiares. Este é um problema social que tem de ser resolvido, mas não é a escola que tem de assumir a solução.

Muito para além dos TPC, temos de nos questionar sobre os currículos extensos e não adequados à faixa etária daqueles a quem se destinam.Temos de pensar como resolver várias questões, como o elevado número de crianças por turma, as turmas mistas(com vários anos de escolaridade); a distribuição de alunos do 1º ciclo por outras turmas em caso de falta do professor, facto que torna o trabalho impossível de realizar, o uso de manuais como único “instrumento pedagógico”.

Urge uma reforma profunda e estrutural, sem velhos do Restelo a criticar, sem usar assuntos que são de mínima importância para mascarar outros.

Augustina Firmo


Comentário publicado no artigo Os trabalhos de casa violam o código do trabalho

2 COMMENTS

  1. …todo o ministério parece uma casa de alterne, com uns a entrar, outros a sair… a começar pelos ministros, cada um pior que o anterior… se ainda ao menos pudéssemos escolher os melhores!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here