Home Notícias Em quem é que os portugueses mais confiam? Nos professores.

Em quem é que os portugueses mais confiam? Nos professores.

1367
0

Não é a primeira vez nem será a última que os professores vão surgir no topo das preferências dos portugueses. Os professores porém, têm a tendência a pensar o contrário, que a sociedade tem pouca consideração por si.

Cada um saberá os motivos que o levam a ter tão pouca autoestima profissional, mas julgo que as experiências desagradáveis com pais e alunos, bem como os atentados à dignidade profissional realizados por Maria de Lurdes Rodrigues, Miguel Sousa Tavares, entre outros, deixaram marcas difíceis de apagar. E todos nós sabemos que o que é negativo marca muito mais do que o que é positivo…

Nas escolas vivem algumas ovelhas negras, é verdade, mas é da mais inteira justiça reconhecer que a maioria dos professores são altamente responsáveis, briosos no seu trabalho e de uma dedicação à prova de bala. Não me canso de elogiar a sua resiliência e a tentativa de manter altos patamares de exigência, tendo consciência dos sacrifícios pessoais e familiares que muitos professores fizeram e fazem para exercer a docência. Não é para todos…

Os milhares de contactos com encarregados de educação, a experiência que todos nós tivemos enquanto alunos, criam esta reputação real, a reputação que somos profissionais, profissionais competentes e como diz a sondagem, uma “instituição” confiável.

P.S- sou suspeito, sou professor, mas quem acompanha este blogue sabe que já critiquei os professores diversas vezes e voltarei a fazê-lo sem qualquer complexo. Afirmo o que escrevi não só porque acredito, mas acima de tudo porque o vejo…

Fonte: Correio da Manhã via CNAPEF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here