Home Família Os Pais têm um Papel Importante na Religião dos Filhos durante a...

Os Pais têm um Papel Importante na Religião dos Filhos durante a Pandemia

73
0

Conte-nos: o quão difícil tem sido transmitir a religião aos seus filhos?

Neste momento de pandemia em que os miúdos não têm aulas de moral, não frequentam a catequese e nem podem estar presentes em missas, reforçar atividades ou hábitos religiosos é essencial. Nestes novos hábitos e atividades, os pais têm um papel essencial!

Transmitir a religião, no entanto, não é uma tarefa simples. É tentador transmitir os ensinamentos de forma teórica, mas passar a religião aos miúdos vai muito além disso; trata-se de experiência e sentimento.

Mas como pode passar os ensinamentos dessa forma? Temos algumas informações que o vão ajudar.

Ideias de atividades para fazer com os mais novos

Como já referimos, a religião deve ir além dos ensinamentos teóricos. Atividades divertidas, que transmitam os princípios religiosos, são importantes, não apenas em crianças novas, mas também nos mais velhos.

De seguida, vamos passar algumas atividades que achamos interessantes para fazer em casa, sendo que algumas são, inclusivamente, feitas em catequese.

5 atividades que deve fazer com o seu filho

  1. Ver filmes: “The Prince of Egypt” ou “The Star” são alguns filmes que vão ajudar os mais novos a entrar no mundo religioso. Já para os mais velhos, o filme “Son of God” é uma excelente hipótese. No final de cada filme, faça um resumo e aproveite para passar alguns ensinamentos.
  2. Manter o diálogo com os mais novos: atualmente fala-se muito das catequeses familiares e uma das atividades é a comunicação com os mais novos. Tire um tempo semanal em que o seu filho pode expor os seus problemas, dúvidas ou preocupações. Não será fácil, mas criada a confiança, pode ser um exercício benéfico para ambos. Escolha um dia em que você esteja calmo e lembre-se que este é um momento religioso, não um momento de crítica.
  3. Tempo de reza: a forma como este tempo será aproveitado depende muito da idade da criança. Se este tiver idade para rezar, use uma velas e reze juntamente com a criança. Com os mais novos, pode tirar o tempo de reza para comunicar com Cristo; as crianças podem verbalizar em voz alta a conversa e você pode fazer parte da mesma.
  4. Jogos e atividades: O jogo da memória com cartões e imagens, um jogo de ligações, pintar desenhos de Cristo e de momentos bíblicos ou, até, jogos de perguntas. Adapte os jogos da nossa infância à religião e passe um excelente tempo em família, enquanto transmite os ensinamentos. Por exemplo, porque não jogar o famoso “Quem é quem” com personagens bíblicas?
  5. Exercícios diários: Aqui vai uma excelente hipótese para manter a fé diária. Dentro de uma caixa, coloque algumas atividades a serem feitas pelo seu filho e, todos os dias, a criança deve tirar um papel e fazer a atividade escrita. “Ler uma história religiosa”, “rezar 5 minutos” ou “ter uma aula com a mãe/pai” são apenas algumas hipóteses. Caso o seu filho já tenha alguma idade, deixe-o escolher a atividade que pretende fazer.

Dependendo da atividade escolhida, pode precisar de artigos religiosos, como velas, livros para colorir ou terços. Esses artigos podem ser comprados online e a preços baixos em Holyart.pt, e, dessa forma, não tem de sair de casa.

 

Quais as restantes datas comemorativas deste ano de 2020?

No calendário litúrgico de 2019-2020, ainda existem datas importantes. Estas datas devem ser celebradas de acordo com as recomendações para esta Pandemia.

Neste dia 13 de maio, por exemplo, os fiéis não fizeram a sua peregrinação com os pés, mas sim com o coração, acendendo velas à janela. Este é um exemplo de como é possível continuar a prática da fé e manter-se em segurança.

Após o 13 de maio, outras datas importantes são:

  • 11 de junho: Corpo e Sangue de Cristo (Corpo de Deus)
  • 15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora
  • 1 de novembro: Dia de todos os Santos
  • 8 de dezembro: Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria
  • Antes do Natal: Advento

Pode consultar os restantes dias no calendário litúrgico.

Ter um papel tão importante na religião dos seus filhos é desafiador, mas também uma excelente oportunidade, tanto para si como para os mais novos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here