Home Família Os Pais Também Estão Exaustos. É De Louvar O Seu Esforço!

Os Pais Também Estão Exaustos. É De Louvar O Seu Esforço!

Estar a trabalhar em casa e ter de acompanhar os filhos no ensino à distância tem sido uma tarefa significativa para muitas famílias. Já não basta as dificuldades do teletrabalho, como ainda por cima são forçados a intervir pois os filhos/alunos precisam de ajuda para trabalhar com as plataformas informáticas.

Algo como responder a um email que parece tão simples, pode levar alunos a “responder a todos”, partilhando as suas respostas com os colegas que ainda não tinham respondido.

Ninguém estava preparado para isto e o esforço tem sido notável por parte da escola e família.

Aos pais uma palavra de apreço, pois muitos estão a fazer de pais e de “professores”, ao mesmo tempo que têm de continuar com as suas tarefas profissionais. E no caso de famílias com vários filhos/alunos, o desafio torna-se ainda maior, chegando ao ponto de ter de partilhar e gerir os poucos recursos existentes.

Um amigo meu contava-me que foi obrigado a comprar um telemóvel para o seu filho, para que este possa ter acesso às aulas virtuais. Estamos por isso perante um desafio também ele financeiro que não está ao alcance de muitas famílias.

Por fim, permitam-me partilhar o comentário publicado no artigo Professores “Estão A Ficar Exaustos” Por Causa Das Aulas À Distância e que levou a este lembrar da importância dos encarregados de educação nesta fase tão complexa.

Coragem pais e obrigado pelo vosso apoio!

Nota: a palavra “exaustão” não deve ser comparada com a situação que os médicos e enfermeiros estão a passar. Aí estamos a falar em rutura física e emocional, é outro patamar.


É um tempo de adaptação e exige esforço e sacrifício por parte de todos nós! Para as crianças também não é nada fácil, tenho o meu exemplo duas 6.º e 10.º ano . Com aulas diárias, ambos a precisar de PC. Eu estou a fazer teletrabalho a tempo inteiro (mais ainda do que se estivesse no escritório), não é fácil a gestão do tempo e da utilização do computador. Verificar os trabalhos nas diversas plataformas usadas por cada professor. Acreditem, exige muito esforço também para os pais, principalmente os que estão a trabalhar a partir de casa! Muito stress também, e noites sem dormir para ganhar algum tempo de sossego para trabalhar! Para não acrescentar ainda as tarefas domésticas , etc… Vamos aguentando… até quando é que não sei! Haja saúde, acima de tudo!

Sofia.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here