Home Escola Os pais sabem que as Expressões no 1º ciclo são horas letivas...

Os pais sabem que as Expressões no 1º ciclo são horas letivas e que são obrigatórias?

652
5

O DN pegou no estudo comparativo que fiz sobre a carga letiva, onde refere a diferença brutal que existe entre os alunos do 1º ciclo e um aluno de 12º ano. Apesar de não ter incluído o pré-escolar, é de inteira justiça realçar que estes bebés/crianças também passam inúmeras horas no infantário.

Mas o que me chamou a atenção não foi a notícia em si pois já a conhecia, foi a afirmação do presidente da Confap e que reza assim:

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão, frisa que “as Expressões e as AEC não são atividade letiva”. O representante dos pais diz que, no 1º ciclo, a carga de atividade letiva diária é de cinco horas, “o que permite aprender e consolidar aprendizagens”. Se esse tempo for bem aproveitado, destaca, “pode evitar mandar trabalhos para casa”. Já o tempo que os alunos passam nas Expressões e AEC, é “importantíssimo” e é algo de que “as famílias precisam”. No entanto, reconhece que “nem sempre é bem aproveitado”. No segundo e terceiro ciclos, Jorge Ascensão considera que a carga letiva é excessiva. “O currículo – aquilo que é exigido saber – é demasiado extenso. O que leva a que os professores continuem a enviar trabalhos de casa”. Por isso, reforça a necessidade de “reformular currículos”.

Dou o devido desconto a quem não está nas escolas, apesar do cargo de elevada responsabilidade que ocupa, mas fica claro aquilo que eu já desconfiava há muito tempo. Os pais julgam que as Expressões (Atividade Física, música, etc) não são obrigatórias e são uma atividade extracurricular. Talvez por isso se assista em diversas escolas e por diversos professores do 1º ciclo, com a conivência dos coordenadores de departamento e seus diretores, do “chutar para canto” áreas curriculares que são fundamentais para a formação e desenvolvimento físico, cognitivo e social das nossas crianças.

Não pode ser!!! Isto tem de acabar!!! A Inspeção Geral de Educação ou alguém de direito que vá às escolas e verifique se o currículo está a ser respeitado a bem das nossas crianças. É que além do abuso da elevada carga letiva, muitos alunos passam as 25 horas semanais sem usufruírem das Expressões como é seu direito.

E para terminar deixo uma pergunta aos pais, aos professores e aos diretores de agrupamentos. Quando os alunos do 2º ano fizerem prova de aferição de atividade física no final deste ano letivo, não haverá quem se questione como é possível aferir algo que não foi lecionado?

Fica a matriz do 1º ciclo para que não sobrem dúvidas quanto à sua obrigatoriedade!

expressoes-1o-ciclo
Retirado do site da Direção Geral de Educação

Alunos do 1.º e 2.º anos têm mais 500 horas de aulas do que os do 12.º

(Pedro Tavares e Joana Capucho)

A carga letiva atribuída aos alunos portugueses não tem a mínima consideração pela sua idade, não tem uma lógica progressiva, sendo vítima de múltiplos interesses exceto os dos próprios alunos.” É desta forma que Alexandre Henriques, autor do blogue “ComRegras”, resume um estudo em que se chega à conclusão de que, em Portugal, quem começa a escolaridade obrigatória passa mais tempo em atividades letivas do que quem está a preparar-se para entrar no ensino superior.

5 COMMENTS

  1. As AEC são de oferta obrigatória e de inscrição facultativa. Quanto às expressões, tanto quanto sei, estão a ser leccionadas nas escolas pelos professores no horário da componente lectiva, incluindo as expressões físico-motoras.

  2. Gostaria de fazer duas observações:
    A primeira é relativa à confusão do presidente da Confap; disse as horas letivas corretas, 5 diárias, mas meteu as AEC e as Expressões no mesmo saco.
    A segunda é para dizer que é natural que, à medida que se avança na escolaridade, haja uma transferência do tempo em sala de aula para o tempo de trabalho individual; é assim que um aluno do 12.º ano tem menos aulas do que um do 5.º ou do 9.º; em compensação, tem muito mais trabalho individual fora da sala de aula; da mesma forma, um mestrando tem ainda menos aulas e muito mais trabalho individual.

  3. So um reparo colega: a prova de aferição para o 2 ano não é so de expressao fisica,se nao estou em erro é das expressões,e ja que eu sou da area da expressao musical tambem me questiono o que vamos avaliar quando a maior parte do tempo é dado ao portugues e matemática….e quando me dão aquela rara oportunidade de cantar algumas canções com os alunos vejo logo os efeitos positivos dessas horas….desculpem os erros o tablet não tem corretor lol…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here