Home Escola Notícias do dia |Chumbos e violência escolar.

Notícias do dia |Chumbos e violência escolar.

98
1

Só 41,5% dos alunos têm percursos de sucesso escolar no 3.º ciclo

Mais do que a percentagem de chumbos, importa refletir no modelo atual de aprovação/reprovação. No ComRegras já fiz uma sondagem sobre esta questão e que podem consultar aqui. Os resultados confirmam que a grande maioria dos inquiridos prefere o modelo de retenção anual, em detrimento da retenção por ciclo ou o seu fim.

Atualmente gastamos 150 milhões de euros todos os anos em reprovações, mas não é isto que me incomoda, até podia ser o dobro se valesse a pena. O problema é que o atual modelo de repetição não dá garantias nenhumas. Porque razão é que um aluno com problemas de aprendizagem, irá adquirir no ano seguinte, aquilo que não conseguiu no ano transato e nas mesmas condições? Algo tem de mudar…

O Agrupamento de Escolas de Carcavelos deu uma entrevista a esta casa, onde mostra o seu modelo que aposta claramente na transição do aluno. Os seus resultados são inequívocos e só por isso devíamos todos refletir sobre este assunto, sem qualquer tipo de preconceito ou com qualquer inclinação político-ideológica. 

Não confundir as minhas palavras com qualquer tipo de facilitismo. Sou apologista do rigor e da exigência, mas a prática tem provado que a retenção não potencia o sucesso. Como diz Filinto Lima, se o dinheiro que gastamos nas reprovações fosse canalizado para um apoio efetivo, principalmente nos primeiros ciclos, apostando num ensino mais individualizado, qualitativo e menos quantitativo, provavelmente não teríamos tantos alunos a perder o comboio do sucesso.

Fica um mapa do aproveitamento nas áreas curriculares de Português e Matemática e que foi retirado da notícia suprarreferida.

987830

Sobre a outra notícia, de que um menino de 12 anos ficou em coma, após ter sido agredido por dois colegas, só me ocorre uma coisa: onde andam os militares nos recreios?

Menino de 12 anos fica em coma após agressão na escola

1 COMMENT

  1. Tal como nas Praxes, ninguém quer “isto” resolver….têm que morrer 50 de uma vez….é pena, mas é um País sem autoridade…..onde cada um faz o que lhe apetece…. e dá noticias de abertura de telejornais e algumas primeiras páginas de jornais…..

    Dúvidas??? Não Será?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here