Home Rubricas Os alunos!

Os alunos!

111
0

Os profissionais que diariamente estão nas escolas, trabalham em prol do sucesso escolar dos seus alunos, colocando-os no centro da atividade desenvolvida, com rigor e exigência.

Através dos seus representantes ou por sua própria iniciativa, professores e não docentes, pais e encarregados de educação são ouvidos/escutados através das direções das escolas, pelos serviços do Ministério da Educação e responsáveis titulares desta pasta governativa. As respetivas forças sindicais também são auscultadas, exprimindo suas opiniões, mesmo quando não são convocadas.

No entanto, percebe-se que os alunos são desprezados pela ausência de oportunidade participativa, sobretudo dos responsáveis governamentais, raramente sendo chamados para dizer o que pensam.

Nas escolas, através das diversas assembleias em que os discentes participam (associação de estudantes, representantes de delegados de turma, representante no Conselho Geral…), promovidas pelos órgãos de gestão e administração, esta (boa) prática já é habitual e enriquecedora da democracia que se pretende seja fomentada.

Talvez por isso, a tutela decidiu dar voz aos alunos, numa iniciativa inédita, que originou a participação dos interessados provenientes de diversas regiões do país e de diferentes níveis de escolaridade, durante um dia, em que exprimiram as suas ideias em relação à Escola e à Educação do futuro.

Que matérias gostavam de aprender? Que características apreciam num professor? Que escolas desejam? Que organização escolar preconizam? Foram estas algumas das questões às quais apresentaram perspetivas e opiniões bem interessantes.

Tão fundamental como dar voz aos alunos, foram as opiniões expressas por todos e escutadas pela equipa ministerial, que levou numa sebenta vários apontamentos para, caso possível, colocar em prática.

O sistema educativo nacional necessita dar exemplos de democraticidade junto dos mais novos, para quem, diariamente, todos direcionamos os nossos esforços: os alunos.

 

Filinto Lima

Professor/diretor

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here