Home Escola Os alunos indisciplinados não gostam de teorias

Os alunos indisciplinados não gostam de teorias

166
1

O professor Alexandre Henriques é o mentor do 2.º Estudo Sobre Indisciplina no nosso país, abrangendo dados das escolas públicas de 2014/2015 e 2015/2016.

Quero felicitá-lo por mais este excelente estudo, que servirá de base de trabalho para as escolas e, também, para os responsáveis do Ministério da Educação, sabendo que quanto mais residual for a indisciplina, maior é o sucesso dos nossos alunos.

Não se julgue que alguns dos diversos atores educativos estão isentos de responsabilidades, neste particular. Todos devem assumir (tendo em conta o patamar da sua atuação) esta realidade, reconhecendo, conhecendo e intervindo.

O autor deste documento aponta pistas para percorrer aquelas três fases, no sentido de “mudar o rumo dos acontecimentos”. Centrando-me mais na fase “intervir”, apresento o link de um texto, publicado em junho de 2015, no diário Público, com o título “Os alunos indisciplinados não gostam de teorias” (https://www.publico.pt/2015/06/11/sociedade/noticia/os-alunos-indisciplinados-nao-gostam-de-teorias-1698542) que, julgo, vai de encontro a esta temática, crucial para a vida nas/das escolas, propondo algumas soluções.

De futuro, as escolas privadas deverão participar num trabalho tão importante quanto este, pois o estudo seria mais enriquecido, dada a pertinência do tema e a sua globalidade.

Filinto Lima, presidente da Andaep

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here