Home Notícias Ordenados baixos e escolas a cair!

Ordenados baixos e escolas a cair!

73
0

escola a cairOrdenados baixos e escolas a cair, será o futuro?

Sem que a minha posição seja lida como uma crítica a todos quantos dão o seu melhor para instruir os nossos alunos, a realidade é que vários são os problemas que afetam o nosso sistema de ensino e que condicionam e dificultam a atuação dos professores, o crescimento dos alunos e a adequação à realidade social que vivemos.

Desde as questões do currículo, a passar pela falta de confiança na escola e nos seus profissionais e a sua valorização pelo papel fundamental que desempenham, até ao mau estado de algumas escolas, inúmeras são as frentes onde é urgente atuar para melhorar.

Desde logo a parte do parque escolar. Como todos os que trabalham nas escolas sabem, os edifícios desempenham um papel fundamental nas aprendizagens. Escolas confortáveis e tecnologicamente adaptadas aos tempos modernos são imprescindíveis para uma adequada preparação dos alunos.

Muitas foram as escolas intervencionadas pela Parque Escolar, tornando-as mais modernas e preparadas. É no entanto urgente que o governo conclua o plano (interrompido) de modernização do parque escolar e evite situações de degradação que não só criam um sistema a duas velocidades como chegam ao ponto de colocar em risco a integridade dos edifícios.

Veja notícias sobre algumas escolas degradadas:

  1. https://www.publico.pt/local/noticia/ministro-da-educacao-promete-retomar-obras-em-escola-do-seixal-este-ano-lectivo-1745254
  2. https://www.publico.pt/local/noticia/parlamento-pede-reabilitacao-urgente-da-escola-secundaria-de-camoes-1745709
  3. https://www.publico.pt/local/noticia/bloco-de-esquerda-exige-obras-urgentes-no-conservatorio-de-aveiro-1746030

Um outro ponto preocupante, como referi anteriormente é a valorização da carreira docente. Ser professor tem sido visto como uma profissão menor, uma classe cheia de regalias que era urgente acabar.

Eu pergunto, existe algum pai que queira entregar a educação dos seus filhos a pessoas pouco qualificadas e que não sabem muito bem o que estão a fazer? Tal como acredito que ninguém quer por a sua saúde nas mãos de um médico pouco qualificado.

Pois, como é reconhecido pela generalidade dos países europeus, que estão a fazer um esforço para tornar a profissão mais atrativa e valorizada, acredito que em Portugal só teremos futuro se seguirmos esse caminho.

11 anos de carreiras congeladas!

Anos a fio sem conseguir fixar-se numa escola!

Alguém acredita num futuro com uma escola moderna e atual onde toda uma classe profissional olhe para a frente e, independentemente do seu esforço, não possa progredir na profissão? Não possa entrar para os quadros? Não possa estabilizar a sua vida junto com a sua família?

Veja as notícias sobre os ordenados dos professores:

  1. https://www.publico.pt/sociedade/noticia/salario-medio-actual-dos-professores-esta-mais-perto-do-minimo-previsto-para-a-profissao-1746279
  2. http://www.jn.pt/nacional/interior/salarios-dos-professores-nivelados-por-baixo-em-portugal-e-por-alto-na-europa-5427288.html  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here