Home Vários Olhar para a árvore e não ver a floresta…

Olhar para a árvore e não ver a floresta…

400
0

adolescente a dormirSegundo a notícia do DN, os Pais, professores e médicos querem horários escolares a começar mais tarde, não pondo em causa a opinião dos especialistas, posso argumentar com o contacto diário com adolescentes e já agora com a minha própria adolescência e dos meus colegas.

O grande problema pelo qual os adolescentes têm dificuldade em acordar cedo, baseia-se unicamente no facto de estes deitarem-se frequentemente depois da meia-noite. Se um adolescente precisa de dormir no mínimo 9 horas, não pode ir para a cama tão tarde. Esta situação deve-se principalmente a três fatores: os inúmeros estímulos externos – telemóveis, TVs, saídas noturnas -, o estudo e a ausência de disciplina e supervisão dos pais.

Podemos argumentar com “n” estudos com justificativos fisiológicos, mas sem responsabilidade, planificação e orientação, cai-se facilmente em excessos. Se fossemos fazer tudo aquilo que o nosso corpo quer, estávamos bem tramados…

E já agora, se as aulas começassem às 10:00 da manhã, onde é que conseguiam encaixar uma das mais elevadas cargas letivas da Europa? Se calhar devíamos começar por aí, não acham?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here