Home Família “Offi Coursi”

“Offi Coursi”

60
0

Do site Pais&Filhos

Amor de pai é fundamental

Que o papel da mãe é essencial ao desenvolvimento físico e emocional da criança é uma afirmação que não causa qualquer tipo de surpresa. Mas o papel do pai ainda motiva alguma discussão, centrada na importância que a figura masculina tem nos primeiros anos filhos.

Um estudo recente vem reforçar a ideia de que o pai é, também ele, uma influência fundamental não só na formação da personalidade das crianças, mas também de que forma ela desenvolve diversas características na primeira infância adolescência e até à idade adulta. Pesquisadores da Universidade do Connecticut (EUA), demonstraram que as crianças tendem a responder da mesma forma quando são rejeitadas pelos seus cuidadores, ou por pessoas a quem são apegadas emocionalmente. E quando essa rejeição parte do pai, pode causar profundas marcas.

Segundo os estudiosos, que avaliaram 36 trabalhos envolvendo mais de 10 mil pessoas, entre crianças e adultos, a rejeição paterna tem essa influência tão marcante porque, em primeiro lugar, é mais comum do que a materna. E também porque a figura do homem é associada a fenómenos de prestígio e poder – ou seja, para a criança, é como se tivesse sido esquecida ou preterida por alguém que muitos consideram importante.

Esta rejeição pode ser tão forte que tem capacidades de chegar a sintomas de dor física. As zonas do cérebro ativadas quando uma criança se sente rejeitada são as mesmas que se tornam ativas quando ela se magoa, com uma grande e fundamental diferença: a dor psicológica pode ser revivida por anos, levando à insegurança, hostilidade e tendência à agressividade.

Perante este cenário sombrio, a boa notícia é que um pai presente e carinhoso tem exatamente o efeito contrário na formação da personalidade dos filhos: eles têm mais hipóteses de crescerem felizes, seguros e capazes de estabelecerem ligações afetivas muito mais facilmente na vida adulta.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here