Início Rubricas O Respeito Não Passa De Moda

O Respeito Não Passa De Moda

1730
1

«O “RESPEITINHO” É MUITO BONITO E FICA BEM

A minha guerra anual começa nos 1ºs dias de aulas e terminam no último, quando alguns alunos tratam-me por você e eu exijo que se dirijam à minha pessoa por Senhor Professor, o que muitos acham que é uma petulância da minha parte, mas só acham por ignorância. E não desisto enquanto o comportamento não muda. Acaba mudando. Acabará mudando!!!

MAS, se há um professor que tolera o “você”, pois está o “caldo entornado” e lá terei que lhe dar também uma lição de etiqueta para não me estragar o “moço”.
Se alguma vez eu tratava um professor meu por você? No mínimo era corrido da aula. Há coisas que não se aprendem na faculdade.

Agora explicar isto a novas gerações é que está a “porra”. Nem percebem e acham que estão a ser corretos. Ainda “acham que é uma “mania” dos mais velhos. Mas, NÃO é!

Trata-se simplesmente (o que não é pouco) de regras básicas de educação, coisa que está tão escassa como os euros.

O problema é que muitas vezes são regras não respeitadas por gentes com responsabilidades sociais e políticas que querendo ser “modelos”, não sabem para eles, quanto mais ensinar aos outros.

Depois, e para “ajudar à festa” nem muitos adultos a quem escola pouco lhes disse, nem muitos meios de informação e um governo ausente é desinteressado pelas ‘coisas da Educação’ quando nos querem deixar “a pão e água” nos têm vindo a desrespeitar, degradando o nosso estatuto social e a importância que temos numa sociedade que se quer evoluída e civilizada.
Só um país com boa formação será digno desse nome.

Uma sociedade que não se respeite acabará morrendo ou no caos. O que não é o mesmo que ser uma sociedade submissa a que assistimos e cada vez mais no dia a dia.

Enfim!!! Estamos na queda gradual do Império Romano?
Ou queremos crescer como pessoas?
Escolham, se faz favor (também se diz)!!!
Já agora, em que escola, perdão, em que colégios andarão os filhos e netos de muitos dos nossos políticos? É que mesmo com tanta maldade que nos têm querido fazer há centenas de Escolas Públicas de grande excelência. Mas como podem pagar não se querem misturar com o povo. Que raio, para isso estamos em Democracia (podre).»

 

Texto do colega  João Viegas

(06-09-2019)

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here