Início Escola A Ed. Pré-Escolar E O 1º Ciclo Têm Mais Uma Semana De...

A Ed. Pré-Escolar E O 1º Ciclo Têm Mais Uma Semana De Aulas. Para Quê?

5473
13

A escola não pode ter uma função de ATL. Só assim compreendo a necessidade de manter os alunos do pré-escolar e 1º ciclo por mais uma semana nas escolas.

A saturação é significativa e seria de todo pertinente que alunos e professores terminassem o seu ano escolar ao mesmo tempo que os restantes níveis de ensino.

Não se julgue que os professores ficam de férias, com vigilâncias de exames, reuniões de avaliação, alterações legislativas que obrigam a atualização de documentos estruturantes, necessidade de formação, etc, o que não falta é trabalho para os professores.

Compreendo o motivo de os pais estarem a trabalhar e não poderem ficar com os seus filhos. Mas a verdade é que daqui a uma semana tal terá de acontecer, por isso a solução já existe,  é apenas uma questão de antecipá-la uma semana.

Se as condições financeiras e os avós podem facilitar a vida dos encarregados de educação, compreendo que algumas famílias podem não ter essa sorte. É aí que devem entrar as Autarquias, oferecendo serviços de ocupação de tempos livres em parceria com as entidades locais. Seria uma forma interessante de aumentar o número de inscritos nas associações locais com resultados a curto e médio prazo.

Alexandre Henriques

COMPARTILHE

13 COMENTÁRIOS

          • O pré escolar e dis 3 aos 6 anos e7 z creche e dos 3 meses aos 3 anos …aubsa ha muita ignorância sobre o pré escolar. Sao os anos em que as crianças fazem as Aquisições necessárias para o ingresso no 1° ciclo . E as Educadoras fazem todos os documentos como os outros ciclos até viviam exames do secundário como é o meu caso .

      • Por acaso, sabia muito bem o que é “a” Educação Pré-Escolar” e até sei o que é a IPI (Intervenção Precoce na Infância)!

        A minha questão tinha a ver com o género, “O Pré-Escolar” (masculino), pois isso não existe (só se queria dizer “O Educação Pré-Escolar”)…

        Também, já agora, foi bonito agradecer ao Jorge Vitoriano.

        • Agradeço sempre quando me corrigem, não sou perfeito. Mas não o faço quando a correção é feita de nariz empinado. Acho no entanto que o foco deve ser mais o conteúdo, mas isso é uma opinião pessoal. Sendo assim, prolongo os agradecimentos também a si.

          • Para já, “o ensino Pre Escolar”, e mesmo um hipotético ensino pré-escolar, não existem. Ponto.
            Depois, aprenda a escrever, antes de vir criticar a “critica” dos outros.

    • Existe a creche (até aos 3 anos), depois pré-escola (Jardins de Infância, por exemplo – dos 3 aos 6 anos) e depois ingressa no 1o Ciclo.

  1. O pré escolar e dis 3 aos 6 anos e7 z creche e dos 3 meses aos 3 anos …aubsa ha muita ignorância sobre o pré escolar. Sao os anos em que as crianças fazem as Aquisições necessárias para o ingresso no 1° ciclo . E as Educadoras fazem todos os documentos como os outros ciclos até viviam exames do secundário como é o meu caso .

  2. Atenção Alexandre, é ” poderem” e não “puderem”.
    Quanto ao conteúdo do texto, é mais que óbvio que a escola já há muito tempo não passa de um depósito de crianças…
    Cumprimentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here