Home Escola O Papel Dos Jogos E Desportos No Desenvolvimento Cognitivo E Disciplinar

O Papel Dos Jogos E Desportos No Desenvolvimento Cognitivo E Disciplinar

391
0

Foto por Kevin McCartney / Pexels License - “Desportos promovem diversos benefícios cognitivos e disciplinares”

Apesar de muitas vezes ser considerado como algo secundário pelos profissionais da educação, o papel dos jogos e dos desportos no desenvolvimento cognitivo e disciplinar não poderia ser mais importante.

Desportos oferecem benefícios cognitivos e disciplinares comprovados pela ciência

A ciência apoia muitas das nossas intuições sobre os benefícios dos jogos. O comportamento lúdico parece ter efeitos positivos no cérebro e na capacidade de aprender.

Inúmerosestudos demonstramque os alunos apresentam um rendimento melhor durante os períodos académicos após a realização de atividades físicas bem estruturadas. Os estudantes chineses, por exemplo, considerados uma referência ao redor do mundo e destacados até mesmo nas universidades portuguesas, frequentam escolas que oferecem esse tipo de atividade física atrelada à atividade intelectual desde cedo.

Além de converter o país numa potência educativa e um dos maiores destaques internacionais nas Olimpíadas, essa prática uniformizada de desportos consiste numa das melhores práticaspara desenvolver a disciplina.

Como pode o desporto ajudar a desenvolver a disciplina?

A disciplina é uma das ferramentas mais eficazes que as pessoas podem usar para alcançar os seus objetivos e o desporto fornece uma demonstração vívida de como a aplicação de vontade e disciplina durante o treino pode ajudar um atleta a alcançar os seus objetivos na competição.

Ao contrário de diversas outras atividades, o desporto pode fornecer um feedback instantâneo sobre a eficácia de uma determinada escolha. Um atleta que pratica o seu desporto escolhido em vez de jogar videojogos, por exemplo, melhorará muito mais rápido do que aquele que toma a decisão oposta.

Embora isso também ocorra nos estudos e no desempenho académico, a diferença entre o tempo de decisão e a avaliação é muitas vezes longa demais para que o aluno venha a estabelecer uma conexão significativa. Já no desporto, o trabalho duro num treino de futebol durante a semana pode significar mais golos na partida do fim de semana.

Foto por Steven Depolo / CC BY 2.0 -“Os desportos proporcionam um feedback rápido para os atletas”

Outro grande problema em relação ao desempenho dos alunos no trabalho ou nas tarefas do dia a dia é a motivação. É difícil esforçar-se num trabalho académico ou estudar quando o aluno não consegue ver os benefícios imediatos dessas atividades.

Por outro lado, o desporto, devido às suas recompensas objetivas, muitas vezes imediatas e proporcionais ao esforço aplicado, serve como um feedback excelente para ensinar o valor da disciplina.

Desportos mentais também são uma ótima fonte de disciplina

Assim como os jogos e modalidades tradicionais, também os desportos mentais (como o xadrez, go, entre outros) podem ser uma ótima fonte para aprender o valor da disciplina. E o póquer é um dos melhores neste sentido. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o conhecimento matemático não é a habilidade mais importante para o sucesso dos jogadores e existe uma característica que é ainda mais importante que essa habilidade essencial.

Como todos os competidores dependem da matemática para competir a alto nível, a principal vantagem que separa os profissionais que disputam e vencem campeonatos internacionais como o SECOOP dos seus oponentes é a capacidade de manter a calma e não entrar em “tilt”.

“Tilt” é o nome atribuído ao temido período de pânico, quando os jogadores de póquer ficam nervosos e tomam decisões erradas e irracionais. Manter a calma e a disciplina mesmo diante de maus resultados, e tomar decisões racionais mesmo sob pressão até conseguir recuperar-se é a maior marca de um bom atleta desse desporto.

Além dessa característica, que força os jogadores a desenvolver um elevado nível de autocontrolo e disciplina, mais altos do que o normal, o póquer também apresenta outro aspeto muito positivo para os seus praticantes. Como cada mão é uma situação única que o jogador precisa de analisar para calcular as probabilidades e tomar a decisão correta, e o resultado da sua decisão aparece ao final de cada jogada, este desporto das cartas também é excelente para desenvolver a relação de feedback positivo entre decisões acertadas e as recompensas a elas associadas.

Desportos físicos e mentais são importantes para o desenvolvimento cognitivo e disciplinar

Com todos os elementos apresentados, fica claro que o papel dos desportos no desenvolvimento cognitivo e disciplinar é crucial e que a prática desse tipo de atividade deve ser encorajada por todos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here