Início Escola O Acesso Ao Ensino Superior

O Acesso Ao Ensino Superior

946
0

Quando se aproxima o início de mais um concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, importa assegurar que os potenciais candidatos e as suas famílias estão conscientes da importância da formação superior.

Em Portugal, o elevador social continua fortemente ligado à frequência e conclusão de um curso superior. Os diplomados têm um salário médio claramente superior ao dos não diplomados e maior facilidade no acesso a uma profissão. Claro que é sempre possível encontrar não diplomados com grande sucesso, mas nunca é demais referir que esses são as exceções e, de forma nenhuma, a regra. Mas não devemos olhar só para o que acontece hoje. A importância de um grau superior tem vindo a aumentar e tudo aponta para que tal continue no futuro. Essa é, aliás, uma tendência natural, quando constatamos que, há pouco mais de 50 anos, a maioria dos portugueses era iletrado, tendo-se vindo a, progressivamente, aumentar o nível da escolaridade mínima obrigatória. E muitas das profissões que se prevê virem a existir num futuro próximo exigirão uma formação superior.

Existem hoje muitas e variadas opções de cursos, instituições e formas de acesso, capazes de dar resposta aos diferentes interesses e perfis de candidatos, que devem assegurar-se que estão bem informados sobre as diferentes alternativas que se lhes deparam, não apenas na escolha do curso, mas também na escolha da instituição. São frequentes as situações de estudantes que se candidatam a instituições longe da sua área de residência por ignorarem que existem instituições públicas mais próximas que também lecionam o curso pretendido.

É relevante reforçar o facto de que uma licenciatura ou um mestrado têm a mesma validade qualquer que seja a instituição que atribui o grau e que a qualidade de um curso específico não está associada ao tipo de instituição, devendo os candidatos procurar informa-se sobre o curso e não apenas sobre a instituição.

O Instituto Politécnico do Porto é uma instituição pública de Ensino Superior que oferece 59 cursos de licenciatura, 70 de mestrado e 30 CTeSP.

João Rocha

Presidente do Instituto Politécnico do Porto

Fonte: JN

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here