Home Rubricas Novo ECD? E Os Professores Contratados?

Novo ECD? E Os Professores Contratados?

741
3
Muito se tem escrito sobre as propostas para um novo ECD do Arlindo.
Já existe alguma consciência para o facto de que a maioria de quem entra nos quadros nunca atingirá o topo da carreira e sabemos dos muitos exemplos de quem só o consegue depois de ter estado a trabalhar dezenas de anos. E isto parece-me que foi tido em consideração.
Mas como de costume, os professores contratados ficam de fora. Existem milhares que lecionam há muitos anos e que não tiveram a felicidade/oportunidade  de entrar nos quadros, por variadíssimas razões, e aos quais pela legislação atual continua negado este direito.
Embora dedicam a sua vida ao ensino e houve necessidade de os contratar,  continuam no primeiro escalão, porque não conseguiram 3 horários anuais completos seguidos.
Há grupos de recrutamento para os quais até praticamente não existem horários completos, mas incompletos anuais, portanto necessidades permanentes.
Além disso, os professores com horário incompleto são prejudicados nos descontos para a segurança social e o direito ao subsídio de desemprego, etc.
Alguns conseguem acumular horários, tendo que viajar entre escolas e conciliar horários e reuniões e componentes não letivas, outros não.
Depois há os que muitas vezes trabalham longe de casa (contratados e do quadro)
e com custos acrescidos (2 casas,  longas viagens,  etc.). E depois há os que só conseguem lugares temporários, fazem substituições.
Mesmo assim, todos dedicam os mesmos anos da sua vida (contributiva) ao ensino público.
Na minha opinião, era justo que houvesse algum reconhecimento do tempo de serviço, dos anos que se está a dar aulas, mesmo que não seja em horário completo e anual e haver alguma progressão.
Eu sei que antigamente era pior, nem havia esse direito, mas vamos justificar o mal pelo pior? Penso que seria bom acabar com a distinção discriminatória de professores do quadro (“de primeira”) e “os outros”. Não é assim que se melhora a qualidade do ensino.

Yves Santos

3 COMMENTS

  1. …enganou-se decerto na espécie de vida animal! o professor é egoísta, só pensa no seu umbigo, e está-se f……do para o próximo! vá pelo que lhe digo e se puder faça o mesmo!

  2. Muito bem, JB! E há mais: estão todos contentes com os 2,9,18.
    E todos vão votar no Costa! Dizem que se não fosse este, não havia nada… Vais ver a maioria absoluta. Depois, bem, depois.. vão levar as mocadas com o novo ECD. Ainda bem que eu já estou no último e vou na aposentação. Adiós, ao fim de 43 anos disto…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here