Home Notícias Novas Matrizes Curriculares

Novas Matrizes Curriculares

7328
7

Retirado do Despacho do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, publicado no blogue DeAr Lindo. Atenção que estas matrizes só se aplicam às escolas que aderiram à flexibilização pedagógica.

Se quiserem consultar o documento na íntegra carreguem aqui

 

7 COMMENTS

    • Sim, mas no documento fala em aderirem “Por conseguinte, o presente despacho consagra a possibilidade de as escolas voluntariamente aderirem ao projeto de autonomia e flexibilidade curricular, que define os princípios e regras orientadores da conceção, operacionalização e avaliação do currículo dos ensinos básico e secundário.”

  1. As escolas não Alexandre Henriques… os senhores diretores! Conheço alguns casos em que nem sequer havia legislação e os senhores diretores já tinham decidido sem ouvir ouviram ninguém! Alguns já têm projetos elaborados, contra a vontade da maioria dos professores, onde o disparate é muito grande ! Há pessoas que confundem inovação com materiais e centram as questões em coisas absolutamente absurdas , que vão desde a cor das cadeiras até ao uso , ou não, de papel e lápis!
    Prevejo grande número de disparates, nem sequer têm o cuidado de ouvir com atenção o senhor Secretário de Estado…
    Há agrupamentos onde a ”coisa” vai correr muito mal… Julgam que vão a algum lado sem a colaboração dos professores? Sem que os professores se sintam à vontade na prática pedagógica? Querem menorizar profissionais com milhares de horas de ensino com lições de pessoas que nunca puseram os pés numa sala de aula? Que teorizam generalidades no eduquês mais cerrado?
    Se julgam que vão conseguir impor a uma classe exausta, escaldada por mudanças contínuas, uma suposta verdade, um determinado paradigma, estão muito enganados… O que vão conseguir é uma grande resistência e o esgotamento das últimas forças que restam…

  2. É de aplicação obrigatória, já este ano para inicio de ciclo, informação do secretario de estado…
    A flexibilidade curricular mantem esta matriz, mas dá oportunidade a semestralidade de disciplinas e outras coisas mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here