Home Escola Notas Acerca Dos Professores Como Prioridade Neste Calamitoso Tempo Que Vivemos

Notas Acerca Dos Professores Como Prioridade Neste Calamitoso Tempo Que Vivemos

1040
2

Nunca antes tinha ficado tão claro que os professores são insubstituíveis.

Nunca os bons profissionais, os bons professores, foram tão necessários. E, felizmente, temos muitos.

Nunca foi tão evidente que os professores podem fazer uma significativa diferença na vida escolar dos alunos. No seu desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo. Os bons e empenhados professores são-no em quaisquer circunstâncias e contextos.

Nunca podemos deixar de ter em conta os fundamentos do ensino, da aprendizagem e da avaliação. É sempre bom lembrar que as questões realmente substantivas têm a ver com opções e ações pedagógicas.

Nunca será possível construir dinâmicas de transformação e de melhoria das realidades escolares sem o envolvimento comprometido e colaborativo das direções, dos conselhos pedagógicos, dos professores, dos encarregados de educação e de outros intervenientes.

Nunca foi tão claro que as dinâmicas e processos de formação e de desenvolvimento profissional dos professores exigem estudo, discussão, reflexão e envolvimento ativo na construção e desenvolvimento de projetos com real valor científico e pedagógico, para serem efetivamente postos em prática. A pedagogia, sempre ela, tem aqui um papel determinante.

Nunca será de mais apostarmos na inteligência dos professores, na sua capacidade criativa, na sua genuína vontade para fazerem melhor. E também na sua disposição para estudar e para refletir acerca do que sentem que pode realmente contribuir para que os alunos aprendam mais e melhor, com mais profundidade e compreensão.

Domingos Fernandes

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here