Home Família No Reino Unido passa a ser ilegal os pais levarem os filhos...

No Reino Unido passa a ser ilegal os pais levarem os filhos de férias em período letivo.

595
1

Meninos, alguém sabe do João?

Foi de férias com os pais, professor…

Não é novidade para ninguém que existem alunos que faltam às aulas pois vão de férias com os pais, já afirmei no passado que o direito à família é sagrado, mas a escola é fundamental para o futuro das crianças. Se uma falta esporádica, em período que não colida com os testes não me choca, o mesmo não acontece quando as férias se sobrepõem a tudo. Ainda por cima chegamos ao cúmulo de ver alunos entregarem justificações de faltas assinadas pelos papás, justificando o injustificável…

A questão tem sido particularmente polémica no Reino Unido, desta vez foi o Supremo Tribunal do Reino Unido que colocou os pontos nos is.

Alexandre Henriques

O Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu desta quinta-feira que é ilegal que os pais levem os filhos de férias com a família durante o período letivo. A decisão dos juízes foi unânime e tomada na sequência de um processo mediático, acompanhado com atenção pelos britânicos: em abril de 2015, Jon Platt decidiu levar a filha de sete anos numa viagem, não autorizada pela escola e fora do período de férias escolares, aos EUA. Tendo desafiado as autoridades de educação regionais, foi multado em 60 libras, cerca de 70 euros, mas recorreu à justiça e acabou por vencer.

Houve, porém, recurso para o Supremo Tribunal, a mais alta instância da justiça britânica, que hoje decidiu contra o pai: “ausências não autorizadas têm um efeito disruptivo, não apenas na educação da criança como no trabalho dos restantes alunos”, disse a vice-presidente do Supremo, na leitura da sentença. “Se um aluno pode ser levado quando é conveniente para os pais, também os outros o podem ser. Qualquer sistema educacional espera que as pessoas cumpram as regras. Não o fazer é injusto para os pais obedientes que as cumprem, quaisquer que sejam os custos ou a inconveniência para eles”, frisou.

Supremo britânico decide que é ilegal levar crianças de férias no período letivo

(DN)

1 COMMENT

  1. Quantos dias foi? Uma semana ou um mês? Nem toda a gente pode tirar férias durante as interrupções letivas, parece-me que uma semaninha em família a viajar, mesmo em tempo de aulas, traz mais benefícios do que prejuízo! Pelo tempo de convívio familiar, que já é tão escasso, pelo conhecimento do mundo, pelo abrir de horizontes. Enfim, isto sou eu, professora, a opinar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here