Home Escola Não temos 1 mês de aulas e as “reservas” de professores já...

Não temos 1 mês de aulas e as “reservas” de professores já estão a 30%

738
0

Extremamente preocupante o quadro que o blog DeAr Lindo publicou, mostrando as percentagens de professores que ainda se encontram nas listas de não colocação.

De imediato constatamos que o grupo de informática está praticamente vazio, uma área central que estará seguramente em forte expansão tendo em conta o panorama tecnológico da sociedade atual e futura.

O Arlindo que é um especialista nesta área refere mesmo que de uma maneira geral estamos em níveis de dezembro.

O futuro como sabemos não é risonho, a média de idades dos professores ronda os 50 anos, e 20% destes tem mais de 60 anos. Ou seja, no espaço de 5 anos vamos perder cerca de 30 mil professores. É brutal!

Urge por isso tomar medidas imediatas de incentivo à profissão docente, tornando-a mais atrativa para os jovens. E não falo apenas da questão financeira, falo também da melhoria das condições de trabalho, do reforço da autoridade dos professores, da redução da burocracia, do modelo de gestão, etc.

Se a estratégia é contar com os que cá estão para tapar os buracos que vão surgindo, estarão apenas a acelerar a saída de mais professores, muitos deles ainda com muitos anos de ensino pela frente. A profissão é de extremo desgaste e exigir ainda mais dos que cá andam é simplesmente impraticável!

Fonte: DeAr Lindo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here